Estão surgindo a cada dia novas denúncias e suspeitas de corrupção no futebol. A maioria delas envolve casos que tem como objetivo final faturar com apostas esportivas. No entanto, a denúnca mais recente, que recai sobre o Benfica, de Portugal, time bicampeão da Champions League, é de promover a chamada “mala preta”, quando adversários são pagos ou subornados a perderem determinado(s) jogo(s). Entenda o caso!
O Ministério Público (MP) suspeita de que o Benfica subornou jogadores de equipas adversárias em seis jogos da Liga entre 2016 e 2019. Há ainda outros seis jogos a serem investigados, de acordo com a TVI, de Portugal.
Um dos jogos do Benfica em questão, segundo a lista apresentada pela TVI, terminou com um empate (2-2). Nessa visita ao Estádio do Bessa para enfrentar o Boavista, em maio de 2017, o Benfica já tinha garantido a conquista do título nacional.
Segundo a TVI, o Ministério Público acredita ainda que os ‘encarnados’ prometeram a adversários de FC Porto e Sporting prêmios para que as equipes vencessem os respectivos adversários. O triunfo de oponentes de dragões e leões surgiu apenas no Marítimo-Sporting (2-1) de março de 2018.
Benfica investigado por suspeitas de corrupção desportiva em 12 jogos da Liga. Veja alguns deles:
Marítimo-Benfica, 0-2 (8 de maio de 2016)
Rio Ave-Benfica, 0-1 (7 de maio de 2017)
Boavista-Benfica, 2-2 (20 de maio de 2017)
Benfica-Marítimo, 5-0 (3 de março de 2018)
Benfica-Boavista, 5-1 (29 de janeiro de 2019)
Nas redes sociais, muitas críticas aos portugueses bicampeões da Champions League
Imediatamente após surgirem as denúncias, o Benfica passou a ser alvo de uma enxurrada de críticas nas redes sociais, especialmente de torcedores do Porto, principal rival da equipe no país.
“Que vá para a série B da liga de partiu”, ironizou um torcedor utilizando um trocadilho com um palavrão bastante conhecido no Brasil também.
“E os torcedores do Benfica me jurando que o Porto é o praticante corrupção antidesportiva”, comentou mais um torcedor indignada com as acusações que estão sendo imputadas ao Benfica.