Os títulos mais importantes para a história do Corinthians

Que a galeria de troféus do Corinthians é recheada de grandes conquistas, isso não é segredo pra ninguém. Mas o que levanta muita discussão, até mesmo entre os próprios corinthianos, é sobre qual título foi o mais importante e/ou marcante na gloriosa história do Timão. Você tem algum palpite?

Indiscutivelmente, duas conquistas certamente vem à cabeça do torcedor do Corinthians de forma imediata: os títulos mundiais de 2000 e 2012. Em termos técnicos, a maioria concorda que o Timão de 2000 era recheado de craques e, teoricamente, melhor que o plantel de 2012.

Mas o título mundial mais recente traz um gostinho especial porque veio logo após a conquista de outro sonhado título: o da Libertadores da América. Então, qual teria sido melhor ou mais importante?

Abaixo listamos alguns títulos inesquecíveis para o torcedor do Coritnhians:

1º – Paulista de 1977
Sim. É uma competição estadual e a decisão foi contra a Ponte Preta. Mas é um título inesquecível. Eram 23 anos sem gritar campeão. O gol de Basílio é o mais importante e chorado da história corintiana. Nenhuma taça teve tanto choro, tanta festa, tanta coisa para ser contada.

2º – Libertadores de 2012
Isso sim é um título internacional de verdade. Campanha invicta. Ganhando do bicho papão Boca Juniors na decisão, com Romarinho calando a Bombonera. E Sheik arrebentando no jogo decisivo no Pacaembu. De quebra, colocar Neymar no bolso na semifinal.

3º – Brasileiro de 1990
O corintiano mais novo passou anos sonhando com um título internacional. Mas quem tem pelo menos 50 anos teve outra longa espera. E ela acabou em 1990, com o primeiro título do Brasileiro da equipe. Com Neto arrebentando e Tupãzinho marcando de carrinho o gol na decisão contra o São Paulo.

4º – Brasileiro de 1998
A base da equipe que conquistaria o Mundial de 2000 começou a ser montada aqui, com Vanderlei Luxemburgo no comando. E era um time que derrubava a balela que Corinthians era só o time da raça. Um esquadrão, que ainda tinha, além de muitos campeões de 2000, Gamarra brilhando na zaga.

5º – Copa do Brasil de 1995
A ideia inicial era colocar o Mundial de 2012 nesta posição. Mas lembrei que ganhar do Grêmio de Felipão no temido estádio Olímpico teve muito mais emoção do que ganhar do Chelsea no Japão. A Copa do Brasil era um título inédito até então. O Mundial de 2012 fica então no sexto lugar.