O próximo fim de semana marca a última rodada da Fase de Grupos do Campeonato Mineiro. O Atlético Mineiro, classificado à semifinal, recebe o Democrata, às 16h30 do sábado, para definir se terá a melhor pontuação e, logo, decidir a final como mandante. São 17 pontos contra 15 do América Mineiro. Um empate do Galo e triunfo do adversário, tira a vantagem atleticana.
Independente da posição geral, ambos já garantiram a vaga na próxima fase, que foi confirmada pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Os clubes ainda não tinham a certeza de como seria os enfrentamentos, então, o anúncio se tornou importante para motivar os envolvidos na briga pelo título do Estadual.
Novo formato
De acordo com a FMF, o líder na classificação geral recebe o melhor segundo colocado entre os três grupos. Na outra chave, os times que ficaram em primeiro lugar dos grupos restantes se enfrentam com mando de quem teve a pontuação mais alta.
Se o Campeonato Mineiro acabasse neste último final de semana, o Cruzeiro, por exemplo, estaria fora da Semifinal. O Galo enfrentaria o Athletic, também do Grupo A, enquanto o Tombense visitaria o América Mineiro.
O novo modelo de disputa do estadual foi implementado na atual temporada. Dividido em três grupos de quatro, os times jogam oito rodadas contra aqueles fora do próprio grupo para classificar os três primeiros colocados e o melhor vice.
É clássico!
O principal rival do Atlético Mineiro, o Cruzeiro corre sérios riscos de passar vergonha novamente. Com 11 pontos, é o segundo no Grupo do Tombense, que também tem 11 e, caso permaneça na posição, perde para o Athletic (12). Em um provável cenário, o Cruzeiro pode visitar o Atlético Mineiro. O adversário teria de vencer ou empatar, ver o Athletic tropeçar e o Galo garantir a liderança geral.