Ídolo da torcida do Grêmio e totalmente identificado com o clube, o zagueiro argentino Wlater Kannemann está perto de cravar ainda mais seu nome na gloriosa história gremista. Ele igualou o número de jogos de Hugo De León na vitória sobre o Novo Hamburgo, pelo Campeonato Gaúcho, e se tornará o segundo estrangeiro com mais jogos pelo Tricolor.
Walter Kannemann completou 242 jogos com a camisa do Grêmio, mesmo número do uruguaio De León, campeão da Libertadores, do Mundial e do Brasileiro pelo clube gaúcho entre 1981 e 84. O estrangeiro com mais jogos pelo Tricolor Gaúcho é o também uruguaio Atílio Ancheta, com 428 partidas entre 71 e 80.
O argentino está desde 2016 atuando pelo Grêmio e foi campeão da Copa do Brasil, da Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana em Porto Alegre, além de ter participado dos últimos anos ruins, com o rebaixamento e passagem pela Série B do Campeonato Brasileiro até o retorno para a elite.
“O Kannemann é um líder, se entrega bastante, o torcedor gosta dele, eu gosto muito como jogador e como pessoa. É um exemplo aos demais, fico satisfeito ao igualar o De León, conquistamos títulos, outro grande jogador estrangeiro”, comentou o técnico Renato Portaluppi após a vitória no último sábado (25).
Aliás, o dia também foi festivo por outros motivos. Walter Kannemann anotou um gol depois de quase quatro anos pelo Grêmio. O zagueiro fez o segundo gol no 6 a 1 sobre o Anilado na Arena. O último havia sido na derrota para o Fluminense em maio de 2019.
Outros estrangeiros marcados na história do Grêmio
Os próximos nomes na lista de estrangeiros com mais jogos disputados pelo Grêmio são dos paraguaios Rivarola e Arce, mas ambos abaixo das 200 partidas. O zagueiro fez 173 partidas, enquanto o lateral-direito esteve em campo 145 vezes.