Principal narrador da Inglaterra e do FIFA faleceu

Uma triste notícia para os amantes de futebol e de vídeogames. Morreu na última quinta-feira (23), o narrador inglês John Motson, aos 77 anos, a ‘Voz do FIFA’. Ele regeu a paixão nos gramados por décadas. O jornalista foi por 50 anos a voz principal do futebol na BBC, em transmissões de rádio e de televisão, bem como na apresentação de programas. Sua influência era tão grande que respingou ao redor do mundo através dos games, como narrador do jogo FIFA, de 1995 até 2005.

Após atuar como repórter esportivo em jornais e depois em rádios, Motson entrou para a BBC em 1968. Sua primeira transmissão como narrador aconteceu em dezembro de 1969. Desde etão, ‘Motty’, como era conhecido, percebeu a importância de sua missão diante dos microfones, como declarou anos depois à BBC:

“Enquanto eu voltava para minha cidade de trem, durante a noite, estava andando atrás de dois rapazes que eram cegos. Ouvi um deles dizer: ‘Não foi ótimo poder ouvir o jogo?’. Aprendi como o serviço de rádio poderia apoiar muitas pessoas que não eram capazes de ver a partida na TV”.

John Motson participou de inúmeros eventos históricos, alguns relacionados à seleção brasileira. Entre suas narrações favoritas, estava o Itália 3 a 2 no Brasil, no Mundial de 1982. Outra passagem bastante lembrada é sua prévia de França 3 a 0 no Brasil em 1998. Quatro anos depois, também deu voz à redenção do Fenômeno na final de 2002. Isso sem contar os lances mais famosos da Copa da Inglaterra ou da seleção da Inglaterra, quase sempre rememorados através da voz de Motty.

A mera entonação da voz de John Motson fazia as pessoas sentirem o nível de intensidade dos jogos, com breves “desafinadas” que marcavam seu estilo. Além disso, Motty foi um dos pioneiros a priorizar os dados e a informação apurada em seus relatos, com conhecimento profundo e detalhado. Colocou-se um dos melhores de todos os tempos em seu ofício e lançou parâmetros a tantos colegas que seguiram seus passos. Basicamente, é o fundador de um estilo no Reino Unido, e que influenciou outros países.

John Motson também foi a voz do game FIFA

Motson ainda virou uma referência no mundo dos games. Sua influência era tão grande que ele se tornou a primeira voz do jogo Fifa, a partir do momento em que a franquia passou a desenvolver narrações no game. Sua primeira experiência aconteceu no Fifa 96 e, a partir de então, ele também deu vida a edições icônicas do jogo – em especial as referentes à Copa do Mundo de 1998.

Motson participou das gravações até o Fifa 2005, suplantado depois por Clive Tyldesley e Martin Tyler. Para quem gastou horas da infância e da adolescência diante da tela, a pronúncia de Motty para “Ronaldo” ou “Roberto Carlos” é inconfundível.