Quando o atacante é matador, dois jogos sem balanças as redes parecem uma eternidade. É o caso do astro uruguaio Luis Suárez, que chegou com tudo no Grêmio e, recentemente, viveu esse pequeno jejum de gols. E essa bola na rede garantiu a ele mais uma importante marca em sua carreira.
Além de manter a média de um gol por partida, agora com oito em oito aparições, Luisito Suárez atingiu a mesma marca de tentos com a camisa do Nacional no segundo semestre do ano passado. Neste caso, porém, precisou de 16 jogos, ou seja, o dobro.
O início do camisa 9 no Grêmio é avassalador. Apenas na vitória sobre o Juventude não teve participação direta de Suárez em algum gol. Em triunfos contra Esportivo e Avenida, Suárez também não marcou, mas deu assistências para gols de Ferreira e Cristaldo, respectivamente.
Em meados do ano passado, Suárez decidiu deixar o futebol europeu e retornar à América do Sul para vestir a camisa do Nacional após 16 anos. Por lá foi campeão uruguaio e deixou sua marca oito vezes, mesmo número de gols que já tem pelo Grêmio.
Se a média do centroavante neste momento é de uma bola na rede por jogo, no Nacional foi exatamente de meio gol. Aliás, após oito partidas, como tem agora pelo tricolor gaúcho, Luisito marcou quatro gols.
O início foi tímido, com apenas uma bola na rede nos primeiros cinco confrontos, incluindo a eliminação na Copa Sul-Americana para o Atlético-GO. Depois disso, porém, Suárez engatou três jogos seguidos com gols.
Suárez pelo Grêmio em 2023:
8 jogos (todos como titular)
666 minutos
8 gols (média de um por jogo)
Campeão da Recopa Gaúcha
Suárez pelo Nacional em 2022:
16 jogos (13 como titular)
1.243 minutos
8 gols (média de 0,5 por jogo)
Entre os times da Série A em 2023, Suárez aparece como terceiro principal artilheiro, empatado com Pedro Henrique, do Inter, e Pablo, do Athletico-PR – ambos com um jogo a mais. Pedro e Gabi, dupla do Flamengo, lideram o ranking com 10 e nove gols, respectivamente.