O Clássico das Multidões é importantíssimo neste sábado, às 16h30, pelo Campeonato Mineiro. O Atlético e o América são os únicos invictos na competição e disputam a primeira colocação geral na Fase de Grupos. O Galo tem 16 pontos, com cinco vitórias e um empate, enquanto o rival soma 14 em quatro triunfos e duas igualdades. O saldo de gols é exatamente o mesmo: 7.
Ambos os times fizeram 11 e sofreram quatro em seis rodadas no Campeonato Estadual. No retrospecto, porém, a vantagem é imensa ao Atlético Mineiro. Mesmo que o América tenha derrotado o Galo no penúltimo encontro em agosto de 2022 por 2 a 1 – gols de Maidana e Raúl Cáceres, além de Nacho Fernández – os atleticanos é quem mais comemoraram. São 154 vitórias atleticanas contra 59 em 281 partidas.
Se perder…
O recorte recente aumenta a superioridade. Além do tropeço no Campeonato Nacional, o Atlético não perdeu sequer um duelo nos últimos 20 Clássicos das Multidões. Foram 13 triunfos e seis empates. Ou seja, não basta dominar o maior rival, o Galo também sai à frente da “terceira força” de Minas Gerais.
Números importantes e que, apesar de não entrarem em campo, serve para os torcedores ficarem de olho nas escolhas do treinador Eduardo Coudet. Ainda contestado, o argentino não fez o recheado elenco do Atlético jogar bonito.
Expectativa x Realidade
Nos duelos mais importantes da temporada, diante do Cruzeiro e Carabobo, o time só empatou e, por pouco, não perdeu. A Hulkdependência garantiu a igualdade na rivalidade mineira em 1 a 1 e Éverson fez milagre na Venezuela para deixar o placar zerado.