A janela de transferências da Europa foi fechada em 31 de janeiro e, desde então, o burburinho em torno dela ainda toma conta do futebol no Velho Continente. Agora os comentários são relacionados às contratações que poderiam ter acontecido, mas acabaram não se concretizando. É o caso do zagueiro Johko Gvardiol, destaque da Croácia na Copa e que pertence ao RB Leipzig, da Alemanha. Ele recebeu uma proposta tentadora do Chelsea, mas acabou ficando no atual clube.
Segundo o zagueiro, o RB Leipzig recebeu uma proposta dos Blues nos últimos dias antes do fechamento do mercado. O jogador de 21 anos não escondeu que ficou mexido com a possibilidade, mas os Touros Vermelhos optaram por preservá-lo no elenco. Ainda assim, Gvardiol enfatiza como disputar a Premier League está entre os principais objetivos de sua carreira profissional.
“Fiquei muito confuso, porque, um mês antes que a janela abrisse, estava com o diretor esportivo do Leipzig e ele me disse: ‘Sim, Josko, não vamos vendê-lo, precisamos de você, acreditamos em você’. E estava bem com isso, podia continuar, gosto do clube, só precisava fazer meu trabalho, jogar, vencer algo. Foi assim até os últimos dois dias da janela. Meu empresário me ligou e disse que o Chelsea estava muito interessado em mim. Lógico, você definitivamente pensa sobre uma oferta séria de um clube grande como o Chelsea”, comentou Gvardiol, em entrevista ao jornal The Times.
“O Leipzig disse que não queria me vender, no entanto. No fim das contas, eu realmente tive dificuldades para aceitar essa decisão, mas não chegamos a um acordo. É o que é. Estou aqui e estou bem com isso, porque minha ideia já era continuar no clube. Uma temporada não foi suficiente. Este é meu segundo ano, talvez ficar mais um seria ótimo, mas veremos o que acontecerá no futuro”, complementou.
Chelsea está de olho em outro jogador do RB Leipzig
Outro jogador do Leipzig que deve rumar ao Chelsea em breve é Christopher Nkunku, com contrato alinhado para a próxima temporada – embora não seja ainda oficial. Gvardiol elogiou bastante o companheiro, ausente por lesão: “Nunca vi um jogador como Christopher, ele é incrível. E sempre que falo algo com ele, eu digo: ‘Quero jogar com você por onde você for’”.
Gvardiol ainda disse que poderia ter ido para a Premier League antes de se mudar para a Bundesliga. O zagueiro recebeu uma proposta do Leeds United enquanto ainda estava no Dinamo Zagreb. No entanto, pelas perspectivas de desenvolvimento e de continuar figurando nas competições europeias, ele preferiu assinar com o RB Leipzig – aconselhado por Dani Olmo, seu companheiro desde o clube croata.
Gvardiol chegou ao RB Leipzig na temporada passada e se tornou um dos principais jogadores do time logo em seu primeiro ano, campeão da Copa da Alemanha pelos Touros Vermelhos. Sua projeção aumentou um pouco mais na atual temporada, em especial pelo sucesso que fez na Copa do Mundo, entre os melhores defensores do torneio. O croata de 21 anos custou €18,8 milhões à Red Bull, mas a estimativa é de que seu valor tenha quadruplicado desde então.