Vitória do Atlético Mineiro, tropeço e ajuda de rival garante primeira colocação no Grupo A

O Atlético Mineiro tem a chance de descansar os jogadores titulares e permitir que Eduardo Coudet dê mais oportunidades para os reservas neste sábado (18), diante do Patrocinense. Não é, porém, somente pelo fato do treinador poupar, de olho no confronto da Libertadores na próxima semana, contra o Carabobo, na Venezuela.

O Galo pode dormir tranquilo no Campeonato Mineiro e garantir a primeira posição do Grupo A com duas rodadas de antecedência para o término da Fase de Grupos. Basta uma certa “ajudinha” do Pouso Alegre e Villa Nova.

Torcer pro rival e fazer o seu

Ambos os times fazem companhia ao Atlético Mineiro no grupo, além do Athletic que é o vice-colocado e venceu a Caldense por 3 a 2 na noite da última sexta-feira. O Pouso Alegre visita o Democrata, na segunda e o Villa Nova recebe o Cruzeiro, neste sábado.

Caso os dois times tropecem, seja uma derrota ou um empate, o Galo só precisa fazer o dever de casa e bater o Patrocinense, na Arena Independência, a partir das 16h30. O adversário, inclusive, tem três derrotas em quatro rodadas de Estadual. Ou seja, presa fácil para o Galo, apesar de entrar com os reservas, ficar com os três pontos.

Pega a calculadora

Passando para os números, o Atlético Mineiro chegaria a 16 pontos em seis jogos, o Pouso Alegre, se empatar, aos mesmos nove do Athletic, e o Villa Nova, com cinco partidas (uma a menos) somaria cinco pontinhos.

Com apenas mais dois duelos, o Pouso Alegre e Athletic, no máximo, chegariam a 15, enquanto o Villa Nova, em três rodadas, a 14. Pontuações insuficientes para ultrapassar o Galo, que poderia repousar os principais jogadores e prevenir lesões.