A noite não começou boa para o atacante Gabigol, do Flamengo, na partida diante do Volta Redonda, nesta quarta-feira (15), em partida válida pelo Campeonato Carioca 2023. Nos acréscimos do primeiro tempo, o atual camisa 10 do rubro-negro perdeu um pênalti – fato raro em sua carreira. Mas o ídolo flamenguista deu a volta por cima, marcou dois gols no segundo tempo e comandou a vitória do Flamengo por 3 a 1.
Mas quem acompanha a carreira de Gabigol sabe que cobrar pênaltis é uma das especialidades do jogador. É raro ele desperdiçar uma cobrança, como ocorreu na partida diante do Volta Redonda. Tão raro que o fato acabou chamando mais atenção do que os dois gols marcados por ele e a vitória do Flamengo.
Qual o retrospecto de Gabigol em cobranças de pênalti?
Desde que chegou ao Flamengo, Gabigol cobrou 42 pênaltis e perdeu apenas cinco deles, num aproveitamento equivalente a 88%.
Essa, inclusive, foi a primeira vez que um goleiro defendeu um pênalti cobrado por Gabigol no Flamengo. Nas outras quatro penalidades desperdiçadas, o atacante havia ou acertado a trave ou mandado para fora.
A última vez que um goleiro havia defendido um pênalti de Gabriel foi em novembro de 2018, quando o atacante ainda defendia o Santos. Na ocasião, César pegou a cobrança na vitória do Flamengo por 1 a 0, em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão.
Os pênaltis perdidos por Gabriel no Flamengo:
2020 – Carioca: Flamengo 3 x 0 Botafogo (travessão)
2021 – Brasileiro: Flamengo 0 x 1 Santos (trave)
2022 – Brasileiro: Flamengo 3 x 0 América-MG (fora)
2022 – Brasileiro: Flamengo 4 x 1 Bragantino (trave)
2023 – Carioca: Volta Redonda x Flamengo (goleiro defendeu)