Especialmente depois da chegada de Lionel Messi à equipe, se juntando a Neymar e Mbappé, o Paris Saint-Germain e seus torcedores acreditavam que o clube mudaria de patamar e seria uma das grandes potências do mundo do futebol, capaz de vencer qualquer adversário ou competição que disputasse. Mas a realidade tem sido diferente, bem diferente para o PSG.
O clube vive momento conturbado e perdeu nesta terça-feira (14) por 1 a 0 para o Bayern de Munique, em Paris, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Assim, a equipe amargou a terceira derrota seguida na temporada, feito que aconteceu pela segunda vez desde 2010.
Além desta tarde, na competição continental, o PSG também sofreu reveses para o Monaco, por 3 a 1, pelo Campeonato Francês, no último sábado, e para o Olympique de Marselha, por 2 a 1, pela Copa da França, na quarta-feira passada. Nesta ocasião, o time foi eliminado do torneio mata-mata nas oitavas de final.
PSG não sofria três reveses consecutivos há 12 anos
A última vez que o clube francês perdeu três vezes consecutivas foi na temporada 2011/12. Na época, no final de novembro e começo de dezembro, a equipe foi derrotada pelo Nancy (1 a 0), em casa, e pelo Olympique de Marselha (3 a 0), fora – ambos pelo Campeonato Francês. Depois, pela fase de grupos da Liga Europa, para o Red Bull Salzburg, por 2 a 0, também longe de seus domínios.
Na temporada anterior, em momento prévio ao início do projeto esportivo que contou com a aquisição do clube pelo empresário catari Nasser Al-Khelaifi, o PSG também sofreu com reveses seguidos. Em agosto de 2010, pela época 2010/11, o time perdeu para Bordeaux (2 a 1), em casa, e Sochaux (3 a 1), fora, pela Ligue 1.
Ente isso, foi derrotado na qualificaria para a Liga Europa pelo Macabbi Tel Aviv, de Israel, por 4 a 3 – apesar do resultado, conseguiu a classificação para o torneio continental.
Agora, o PSG tenta a recuperação na temporada contra o Lille, às 9 horas (de Brasília) do próximo domingo (19), pela 24ª rodada do Campeonato Francês, no Parque dos Príncipes, em Paris (FRA). Por fim, o confronto de volta da Liga dos Campeões acontece no dia 8 de março (quarta-feira), em Munique (ALE).