Não é de hoje que o futebol brasileiro está carente de artilheiros, os chamados “camisa 9 clássico”. Ficamos acostumados com nomes como Careca, Romário, Bebeto, Ronaldo Fenômeno e Adriano Imperador, mas desde que esses penduraram as chuteiras, ninguém se firmou na posição. Nesse período, vestiram a 9 do Brasil nomes como Alexandre Pato, Nilmar, Luís Fabiano, Fred, Gabriel Jesus, entre outros.
Diante disso, um debate surgiu no futebol brasileiro: os atacante argentinos, que tem feito tanto sucesso por aqui, seriam melhores que os centroavantes brasileiros?
O São Paulo venceu o Santos, por 3 a 1, em duelo disputado no estádio do Morumbi no último domingo (12). O primeiro gol são-paulino foi marcado pelo atacante Jonathan Calleri, que ainda não havia marcado em 2023.
Ídolo de São Paulo e Santos, Serginho Chulapa elogiou a qualidade do atacante argentino Jonathan Calleri atuando no Brasil
No Fim de Papo, programa que o UOL Esporte transmitiu após a partida, o convidado Serginho Chulapa elogiou o camisa 9 são-paulino.
“Ano passado ele fez gol pra caramba. Ele é importante para o São Paulo, é um grande centroavante. Briga, luta, sobe bem de cabeça, fez uma antecipação muito boa no jogo. Gostaria que tivesse mais centroavantes desse tipo”, disse o ex-atacante sobre o gol do argentino no clássico.
Quatro vezes artilheiro do Campeonato Paulista e uma vez do Brasileirão, Chulapa disse que atualmente não existe mais o camisa 9 ‘raiz’ como na sua época. “Lá atrás, cada time tinha um centroavante do mesmo nível e hoje sinto falta disso, de ter centroavantes como ele (Calleri), como o Cano, do Fluminense, tinha que ter mais”. O atacante do Fluminense também balançou a rede nesse fim de semana, com dois gols marcados contra o Vasco pelo Campeonato Carioca.