O interminável atacante Hulk segue quebrando barreiras, recordes e calando os críticos que não acreditavam que ele ainda pudesse jogar em alto nível quando voltou ao futebol brasileiro para defender o Atlético-MG. Pois bem, depois de gols, títulos e muita idolatria, 2023 promete ser um ano ainda melhor para o camisa 7 do Galo.
Somente nesta temporada, o craque atleticano já marcou cinco gols em apenas três jogos e chegou aos 70 gols com a camisa do Galo, além de uma média que supera as passagens por Porto (Portugal), Zenit (Rússia) e Shanghai SIPG (China). Desde o Japão, quando atuou pelo Tokyo Verdy, Hulk não tinha números tão altos de gol por partida.
A atual média de gols pelo Atlético é de 0,598, isso em 117 partidas oficiais disputadas entre 2021 e 2023. É dizer que, se mantiver essa pegada, Hulk conseguirá atingir o inédito 100º gol por um único clube em sua carreira daqui 50 jogos. No Porto, onde foi eleito para integrar o time dos sonhos e tem estátua no museu, o atacante fez 95 gols. Já no Zenit, foram 94 gols, e outros 93 gols na passagem pelo Shanghai SIPG.
Mais números de Hulk, ídolo do Atlético-MG
O grande salto da carreira do jogador foi quando ele deixou o Tokyo Verdy para defender o FC Porto, em julho de 2008 (5,5 milhões de euros por 50%). No Japão, ele conseguiu médias de gol mais altas que a do Galo. Mas os números da passagem pela Europa e China, apesar de chamativos, estão abaixo do rendimento no Atlético-MG, já com 35/36 anos.
Em termos de participação a gol, Hulk também tem 18 assistências ao lado dos 70 gols. É o artilheiro do Campeonato Mineiro 2023 e irá enfrentar o Cruzeiro, clube no qual fez três gols em dois clássicos do ano passado. Ele projeta o duelo de segunda-feira, às 20h, no Independência.
Na soma total da carreira que começou em 2005, o atacante Hulk tem 692 jogos oficiais, com 376 gols – média histórica de 0,54 gol por jogo.