Não será dessa vez que o torcedor do Fluminense vai realizar o sonho de repatriar o zagueiro e ídolo Thiago Silva. Aos 38 anos e ainda atuando em alto nível, o capitão do Brasil na Copa do Mundo Catar 2022, ficará no Chelsea, da Inglaterra, por, pelo menos, quatro temporadas.
O vínculo, que inicialmente seria por apenas uma temporada, foi renovado pelo clube inglês até o fim da temporada 2023/24. Campeão europeu pelo clube, Thiago Silva será um pilar de experiência e continuidade em um elenco que passa por uma profunda revolução.
No auge de seus 38 anos, Thiago Silva acabou de fazer uma ótima Copa do Mundo pela seleção brasileira e se mantém em alto nível pelo Chelsea. Disputou 19 das 22 rodadas dos Blues na atual Premier League e 24 partidas por todas as competições, além de quatro jogos da campanha do Brasil no Catar – foi apenas poupado da terceira rodada contra Camarões.
Quando chegou em 2020, depois de oito temporadas no Paris Saint-Germain, parecia apenas um breve pit stop e a busca por uma experiência diferente antes de possivelmente retornar ao Brasil. E o Fluminense sempre esteve de olho em um retorno, mas o zagueiro ainda não viu motivo para encerrar uma carreira europeia que ainda tem muita lenha para queimar.
“Estou honestamente tão feliz de continuar minha carreira com os Blues. Quando assinei meu primeiro contrato aqui, era para ficar apenas um ano. Agora já são quatro! Eu não poderia ter imaginado isso, mas realmente é um momento muito especial continuar no Chelsea”, disse o zagueiro ao site do clube.
Experiência de Thiago Siva será útil ao Chelsea dentro e fora de campo
Thiago Silva chegou a Stamford Bridge como um jogador consagrado pelas passagens anteriores por Milan e Paris Saint-Germain, mas conseguiu ampliar um pouco mais a sua prateleira de troféus, incluindo um inédito: a Champions League de 2020/21. Também conquistou a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes e chegou à final de três copas inglesas.
A experiência e o conhecimento do clube que Thiago Silva adquiriu nos últimos três anos serão importantes em um momento de transição do Chelsea, que contratou 15 jogadores ao longo desta temporada, nos mercados de verão e inverno.
Tirando as crias da base, apenas Kepa Arrizabalaga, César Azpilicueta, N’Golo Kanté, Mateo Kovacic e Christian Pulisic estão há mais tempo do que ele no Chelsea. Édouard Mendy, Ben Chilwell, Kai Havertz e Hakim Ziyech chegaram ao mesmo tempo.