Ex-jogador é multado por homofobia três anos após ofensas

A justiça anda implacável com ex-atletas que transgridem a lei. Exemplos recentes não faltam, como o do ex-jogador Robinho, condenado na Itália por estupro, e Daniel Alves, preso em Barcelona, na Espanha, suspeito de abuso sexual. O caso mais recente é de Patrice Evra, ex-jogador e ídolo do Manchester United, da Inglaterra, que foi multado por homofobia.

O tribunal de Paris condenou Patrice Evra a uma multa de 1.000 euros (cerca de R$ 5,5 mil, na cotação atual) por insultos homofóbicos, de acordo com a AFP. O francês ainda foi condenado a pagar 1.500 euros de indenização para duas associações civis, Mousse e Stop Homofobia.

O episódio aconteceu em março de 2019, após a vitória do Manchester United sobre o PSG na Liga dos Campeões. Patrice Evra postou um vídeo nas redes sociais gritando: “Paris, vocês são bichas, vocês são bichas… Aqui, quem fala são os homens!”.

Episódio de homofobia pegou mal para Patrice Evra e virou processo na justiça

No mesmo ano, as duas associações civis, apoiadas pelo coletivo anti-homofobia Rouge Direct, apresentaram uma denúncia por “insulto público contra um grupo de pessoas por causa de sua orientação sexual”.

Em 2019, Mousse and Stop Homophobia, apoiado pelo coletivo anti-homofobia Rouge Direct, apresentou uma denúncia por “insulto público contra um grupo de pessoas por causa de sua orientação sexual”. Contudo, a juíza do caso reclassificou o fato como “insulto não público” e remeteu o caso para o tribunal policial.

O advogado de Patrice Evra não quis tomar nenhuma atitude sem antes entrar em contato com seu cliente, que atualmente reside em Dubai.

Em comunicado à imprensa, Me Étienne Deshoulières, advogada das associações, declarou que “os comentários homofóbicos de uma personalidade como Patrice Evra alimentam o ódio e a violência contra as pessoas LGBT, em particular em países onde a homossexualidade é criminalmente reprimida, como no Senegal, o país de onde Patrice Evra é”.