A Fifa elege anualmente o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo, além do gol mais bonito da temporada. E por que não eleger também o melhor treinador do mundo. Recentemente, a mandatária do futebol mundial revelou os três finalistas indicados ao prêmio de treinador do ano no ‘The Best’. Os escolhidos foram Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do Manchester City, e Lionel Scaloni, da seleção argentina.
Pep Guardiola foi campeão da Premier League com o Manchester City, que atualmente é o segundo na Premier League. Carlo Ancelotti, por sua vez, venceu o Campeonato Espanhol, a Champions League e a Supercopa da Europa, com o Real Madrid. Já Lionel Scaloni comandou a seleção argentina na conquista da Copa do Mundo Catar 2022, liderou a equipe em uma sequência invicta de 36 jogos, além de ter vencido a Finalíssima, contra a Itália.
Na lista dos semifinalistas apareceram nomes como Walid Regragui, que levou a seleção de Marrocos para a semifinal da Copa do Mundo Catar 2022.
Quando será entregue o prêmio ao melhor técnico do mundo?
O prêmio será entregue no dia 27 de fevereiro, na cerimônia do ‘The Best’, em Paris, assim como o prêmio de jogador do ano. O segundo prêmio está para ter seus três finalistas divulgados nos próximos dias.
Os prêmios de melhor treinador(a) feminino já tem seus indicados, incluindo a comandante da Seleção Brasileira Feminina, Pia Sundhage. A sueca concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon.
Na última quinta-feira (9), a entidade também divulgou os goleiros que concorrem ao prêmio de melhor da posição no masculino e no feminino. Entre os homens, Courtois, Martínez e Bono são os finalistas e, pelo lado feminino, Ann-Katrin Berger, Mary Earps e Christiane Endler disputam.
Os finalistas de melhor jogadora, melhor jogador e Prêmio Puskás de gol mais bonito serão comunicados ainda nesta sexta-feira (10). O prêmio leva em consideração o desempenho dos técnicos no período entre 8 de agosto de 2021 e 18 de dezembro de 2022, incluindo, portanto, a Copa do Mundo do Catar.