O PSV, da Holanda, anunciou na última terça-feira, 31 de janeiro, data limite da janela de transferências da Europa, a contratação do belga Thorgan Hazard – irmão de Eden Hazard, por empréstimo, junto ao Borussia Dortmund, da Alemanha, até o final da temporada. Era um desejo do próprio jogador deixar o clube alemão para poder atuar com mais regularidade.
Uma das virtudes de Thorgan Hazard é a sua versatilidade. O belga pode funcionar tanto como um ponta quanto como um ala pela esquerda, assim como por vezes é utilizado na ponta direita. Não chega como substituto incontestável de Noni Madueke e Philipp Max, que deixaram o PSV recentemente, mas reduz um pouco a sensação de que o elenco está com opções escassas.
Aos 29 anos, Thorgan Hazard também possui como outra virtude a longa experiência como profissional. O belga começou no Lens e passou brevemente pelos reservas do Chelsea, em negócio amarrado pelo irmão famoso, Eden Hazard. Depois de duas temporadas no Campeonato Belga, o ponta passou cinco anos no Borussia Mönchengladbach e fez ótimas campanhas com o clube. Foram 46 gols e 44 assistências em 182 partidas.
Thorgan Hazard foi para o PSV em busca de mais minutos em campo
O Borussia Dortmund pagou €25,5 milhões em Thorgan Hazard. O ponta fez uma boa temporada de estreia, em que manteve o nível visto no Gladbach. Mas, com lesões recorrentes, não conseguiu ser o mesmo jogador nos últimos dois anos e meio. Transformou-se mais em um curinga dentro do elenco, mas não com a importância que se imaginava. Mesmo improvisado na lateral, não vinha sendo usado. Das 21 partidas que disputou na temporada, só cinco foram como titular.
O PSV deve garantir mais minutos em campo para Thorgan Hazard. Não irá surpreender se o belga recuperar um pouco de sua eficiência e ganhar importância dentro do elenco. Vai ser importante, diante de tantas perdas no time. Xavi Simmons foi deslocado para a ponta esquerda nos últimos jogos, mas rende melhor centralizado. Hazard pelo menos diminui essa necessidade, embora permaneça a noção de que a equipe se enfraqueceu em relação ao primeiro turno.
O PSV ganhou mais de €80 milhões em vendas nesse inverno, mas o dinheiro só deve ser reinvestido na temporada que vem. O outro reforço desta janela, o atacante Fábio Silva, também chegou por empréstimo.