A violência no futebol não é algo presente apenas entre as torcidas dos grandes clubes do Brasil. Em centros menos, digamos, badalados do futebol brasileiro, a violência, infelizmente, ainda é algo bastante presente. Foi o que se viu minutos após o duelo entre ASA x CRB, vencido pelo CRB por 2 a 1 no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, Alagoas. Um torcedor da equipe alvinegra foi agredido por sete homens trajados com vestuário de uma torcida organizada do CRB, além de ter seu celular ser roubado.
O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) informou, por meio de nota, que vai usar as promotorias especializadas nesses assuntos para averiguar se tais ações têm a ver com a torcida organizada do CRB.
“O Ministério Público do Estado de Alagoas repudia, veementemente, todos os tipos de ataques praticados por torcedores que cometem violência contra pessoas inocentes. O MP/AL informa também que as 37ª e 41ª Promotorias de Justiça da capital (do Torcedor) já estão acompanhando o caso para saber se há o envolvimento de torcidas organizadas de Maceió e ressalta que está à disposição das autoridades de Arapiraca para qualquer colaboração”.
Caso isso ocorra, um recurso será impetrado para que tal grupo seja responsabilizado com multa, uma vez que assinou em conjunto com outras autoridades um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para promover o bem-estar e a paz no futebol.
Um outro torcedor teve o carro arranhado e os pneus murchos sob a justificativa de ser um torcedor de Maceió, mas o dono do veículo se manifestou para afirmar que é de uma cidade próxima a Arapiraca e torce pelo ASA.
Diretoria do ASA se manifestou sobre briga envolvendo torcida organizada
Os dois torcedores prestaram depoimento em Arapiraca e o clube, por meio do presidente do ASA, Rogério Siqueira, informou que irá cobrir os custos do celular roubado e do carro danificado, além de fornecer entrada gratuita por um ano para ambos.
Em nota oficial, além de divulgar o vídeo da agressão e as filmagens com os agressores, o ASA manifestou total colaboração para apurar o caso, identificar e punir os responsáveis pelo delito.
“A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) repudia as cenas de selvageria e violência sofridas por um torcedor do clube e protagonizadas por homens vestidos com camisas do Clube de Regatas Brasil (CRB) e de uma das organizadas identificada como Comando Vermelho logo após a partida entre ASA x CRB, pelo Campeonato Alagoano, na noite desta terça-feira (31), em Arapiraca. Imagens de câmeras de segurança flagraram o exato momento em que, de forma covarde e repugnante, pelo menos sete criminosos perseguem e espancam o torcedor do GIGANTE, fato ocorrido por volta das 22h45 de ontem. O clube informa, ainda, que dará toda assistência médica necessária ao torcedor alvinegro e que já acionou as autoridades para que os agressores sejam identificados e punidos severamente dentro da lei”.