Lembra da confusão na Ilha do Retiro, durante partida entre Sport e Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado? Após converter um pênalti, Raniel provocou a torcida pernambucana, que invadiu o gramado e causou um grande tumulto. No último sábado, 28 de janeiro, Gabigol, do Flamengo, fez parecido contra o Palmeiras, no Mané Garrincha, durante a decisão da Supercopa do Brasil. Só não houve invasão de campo. Mas o camisa 10 rubro-negro pode ser punido pela atitude.
Assim que marcou seu primeiro gol na decisão contra o Palmeiras, Gabigol correu em direção aos torcedores adversários, tirou a camisa e a exibiu, voltando-se para eles. Foi uma nítida provocação do artilheiro à torcida alviverde.
Logo, os palmeirenses ali postados reagiram, atirando garrafas de água, calçados e outros objetos em cima dos jogadores do Flamengo. Isso está relatado na súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio, assim como atitude idêntica de flamenguistas em outro momento da partida.
O árbitro, porém, omitiu a “pirraça” de Gabigol. O que não impede que o atacante do Flamengo seja denunciado pela Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Basta que uma queixa seja apresentada ao tribunal.
Relembre a confusão em Sport e Vasco, que pode agravar punição de Gabigol
Há um antecedente até mesmo recente que diz respeito ao gesto de Gabigol. Em outubro do ano passado, durante confronto entre Vasco e Sport, na Ilha do Retiro, pela Série B do Brasileiro, o jogador Raniel, do time carioca, provocou torcedores da casa quando marcou um gol. Isso foi o gatilho para uma invasão de campo da torcida do Sport.
O jogo então teve de ser interrompido, e após 56 minutos de paralisação, o árbitro o encerrou. O placar indicava empate, 1 a 1. No STJD, mais tarde, o Sport acabou punido com a perda de três pontos e de oito mandos de campo, além de ter recebido multa de R$ 180 mil. Nesta terça-feira, 31 de janeiro, no entanto, os três pontos foram devolvidos ao Sport pela justiça.
Raniel também não escapou das penalidades por ter incitado os torcedores do outro time – pegou suspensão de duas partidas.