Um acontecimento cada vez mais raro no futebol mundial é um jogador atuar em todas as partidas da temporada pelo seu clube. Os calendários cada vez mais apertados, o que reduz o tempo de descanso dos atletas, bem como o rigor físico que as partidas e competições exigem, são fatores que contribuem decisivamente para dificultar essa regularidade de atuações. Agora, imagine um jogador do futebol atual que ficou seis temporadas sem desfalcar sua equipe uma partida sequer. Ele existe e joga em La Liga, a 1ª divisão da Espanha. Quem supera esse recorde?
“Dar migué” é uma expressão antiga e conhecida no futebol. É usada para se referir ao jogador que simula uma lesão ou provoca uma suspensão automática para ficar fora de determinada partida e ganhar uns dias a mais de folga. Definitivamente essa expressão não pode ser direcionada a Iñaki Williams, um jogador que todo treinador sonha em ter.
O atacante do Athletic Bilbao praticamente não sofre com lesões e participou de 251 partidas seguidas pelo time pelo Campeonato Espanhol. Essa sequência histórica acabou neste domingo, 29 de janeiro, primeiro jogo em que ficou de fora em cerca de seis anos.
O recorde e a história de Iñaki Williams com o Athletic Bilbao
Filho de ganeses, mas nascido no País Basco, Iñaki tem 28 anos e defende o Athletic desde 2014. Ele é detentor do recorde de mais partidas seguidas sendo relacionado na La Liga, 251. A última vez que Iñaki havia perdido um jogo foi em 26 de abril de 2016. O atacante ficou de fora do jogo entre Bilbao e Celta de Vigo, por conta de um desconforto no joelho.
Durante esses quase sete anos sendo relacionado para todos os jogos do Campeonato Espanhol, o atacante ficou perto de quebrar sua sequência em 2022, quando sofreu uma lesão leve. O recorde anterior, quebrado por Iñaki, pertencia a Juanan Larranga, que durante as décadas de 80 e 90 conseguiu participar de 203 jogos seguidos pelo Real Sociedad.