Se dentro de campo o meio-campista e atacante brasileiro Joelinton, de 26 anos, está fazendo bonito com a camisa do Newcastle, da Inglaterra, fora das quatro linhas o jogador que tem sido cotado para ser convocado para a seleção brasileira nesse novo ciclo de Copa do Mundo deu uma tremenda bola fora recentemente e foi punido rigorosamente pela justiça inglesa.
Joelinton teve a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e foi multado em £ 31.085 (libras esterlinas) após se declarar culpado de dirigir alcoolizado em um tribunal de Tynesidade, nesta quinta-feira, 26 de janeiro. O jogador foi parado no dia 12 de janeiro por excesso de velocidade e, ao fazer o teste do bafômetro, foi constatado que ele estava acima do limite permitido.
A suspensão da sua carteira de habilitação por 12 meses pode ser reduzida a nove meses caso o jogador faça um curso de reabilitação para quem dirige alcoolizado. O jogador estava dirigindo do centro de Newcastle para a sua casa, na vila de Northumberland, na sua Mercedes e foi parado perto de 1h20 da manhã por suspeita de excesso de velocidade. Ele contou aos policiais que tinha bebido duas taças de vinho e, quando fez o teste do bafômetro, a medição atingiu 43mcg, sendo que o limite é 35mcg. Assim, o jogador foi detido.
O advogado do jogador, Geoffrey Forrester, disse no tribunal que Joelinton acreditava estar dentro do limite legal permitido de álcool e por isso estava dirigindo. “Ele estava totalmente calmo e colaborou no local e na delegacia. Ele se desculpou com todos os envolvidos e se pudesse voltar no tempo, o faria”, afirmou o advogado.
O juiz, Paul Currer, disse a Joelinton que espera sinceramente que ele tenha aprendido a lição. “Esta infração poderia, potencialmente, ter consequências desastrosas para as vidas de outros, assim como a sua”, disse o magistrado.
Esse não foi o primeiro deslize do brasileiro cotado para a seleção canarinho
A multa ao jogador foi calculada após o juiz ter acesso a documentos que mostravam que o salário semanal do jogador é de £ 43 mil. A multa se divide em £ 29 mil básicos, mais uma sobretaxa de £ 2 mil e £ 85 em custos. Durante o lockdown na Inglaterra, no auge da pandemia de Covid-19, Joelinton foi multado em £ 200 por descumprir as restrições do governo para cortar o cabelo.
O técnico do Newcastle, Eddie Howe, disse que o jogador seria punido internamente, mas é improvável que ele deixe o time. Na terça-feira, Joelinton marcou o gol da vitória sobre o Southampton por 1 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa da Liga. O jogo de volta será na próxima terça-feira.