“O vovô tá on”. É com essa frase que os torcedores do Vasco costumam se referir à longevidade do meio-campista Nenê, camisa 10 da equipe e um dos líderes do elenco vascaíno, dentro e fora de campo. E na noite desta quarta-feira, 25 de janeiro, Nenê marcou o gol que abriu o placar na vitória contra a Portuguesa, pelo Cariocão. Com isso, se tornou o jogador mais velho a balançar as redes na história do Vasco. Aos 41 anos, seis meses e seis dias, o jogador ultrapassou a marca de ninguém menos que Romário.
Em 2007, o Baixinho, também ídolo do clube, havia marcado duas vezes na goleada sobre o Grêmio, pelo Brasileirão, por 4 a 0. O camisa 11, porém, tinha 41 anos, quatro meses e 11 dias na ocasião.
“Eu estou passando essa marca do meu ídolo, Romário, então estou realmente muito feliz. Agradecer à minha família e à minha equipe por ter alcançado mais essa marca”, disse Nenê ainda no intervalo da partida.
Ao final do jogo, o técnico Maurício Barbieri elogiou a entrega de Nenê em campo. Para o treinador, o ideal é que o meio-campista jogue mais próximo do gol para aproveitar o que tem de melhor: a qualidade técnica.
“Em relação ao Nenê, a ideia é que ele consiga jogar mais perto do gol, que é onde ele vai desequilibrar. Não adianta pedir para ele voltar muito, porque aí ele estará longe, não vai conseguir dar o passe decisivo, não consegue usar aquilo que ele tem de melhor, que é a parte técnica”, avaliou Barbieri.
Nenê já havia marcado este ano na vitória por 3 a 0 contra o Inter Miami, na pré-temporada do Vasco realizada nos Estados Unidos. O gol, porém, não entrou na contagem oficial, já que o jogo era um amistoso.
Identificado com o Vasco, o jogador está em sua segunda passagem pelo time de São Januário. Somando o primeiro momento no clube, entre 2015 e 2018, e o seu retorno ao Gigante da Colina, em 2021, já são 189 jogos e 59 gols marcados – contando com o que foi marcado nesta quarta-feira.
Camisa 10 do Vasco é dono de outras marcas importantes no futebol mundial
O camisa 10, que renovou seu contrato com o Vasco até o fim do Campeonato Carioca, também tem números importantes no futebol mundial. O atleta é o 9º meio-campista com mais participações em gols no século 21.
Segundo dados da página especializada em estatísticas, PopFoot, Nenê soma 335 participações em gols na carreira, desde 2000 – ano em que se profissionalizou pelo Paulista de Jundiaí. Considerando apenas os atletas ainda em atividade, Nenê é o 5º meio-campista com mais participações em gol no século.
A lista conta com nomes como: Kevin de Bruyne, Kaká, David Silva, Ozil, Zidane, Juninho Pernambucano, Sneijder e Eriksen, por exemplo.