Dessa vez a Rainha Marta não está concorrendo pelo título de melhor jogadora do mundo. E quatro anos após a eleição de Marta como melhor jogadora do mundo de 2018, o Brasil volta a ter uma jogadora indicada ao prêmio ‘Fifa The Best’ no futebol feminino. A atacante Debinha, novo reforço do Kansas City Current, está entre as 14 concorrentes anunciadas nesta quinta-feira, 12 de janeiro. A treinadora da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage, também está concorrendo entre as treinadoras.
“É um sentimento de gratidão. A gente trabalha tanto em todo jogo, a cada temporada, e agora vendo o reconhecimento do meu trabalho, vendo meu nome na lista, é muito gratificante. Eu queria agradecer a cada companheira de clube e comissão, companheiras de seleção e a comissão, porque se não fosse elas isso não seria possível. Minha família também, que me acompanha. Em um ano de Copa do Mundo, ter uma notícia dessas é muito motivador”, afirmou Debinha após a divulgação das finalistas.
A cerimônia do ‘Fifa The Best’ será no dia 27 de fevereiro, em Paris. A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, vencedora do prêmio em 2021 e também ganhadora das últimas duas edições da Bola de Ouro da France Football, é uma das favoritas. Melhor jogadora da Eurocopa de 2021, vencida pela Inglaterra, a atacante Beth Mead, do Arsenal, é outra forte candidata.
Confira a as 14 indicadas ao ‘Fifa The Best’ de melhor jogadora de futebol em 2022:
Aitana Bonmati (ESP), Barcelona
Debinha (BRA), Kansas City Current
Jessie Fleming (CAN), Chelsea
Ada Hegerberg (NOR), Lyon
Sam Kerr (AUS), Chelsea
Beth Mead (ING), Arsenal
Vivanne Miedema (HOL), Arsenal
Alex Morgan (EUA), San Diego Wave
Lena Oberdorf (ALE), Wolfsburg
Alexandra Popp (ALE), Wolfsburg
Alexia Putellas (ESP), Barcelona
Wendie Renard (FRA), Lyon
Keira Walsh (ING), Barcelona
Leah Williamson (ING), Arsenal