Que o futebol argentino é conhecido e respeitado pelos brasileiros, isso realmente não é segredo para ninguém. No entanto, existem alguns clubes que, quando se fala no país, nem sempre vem à mente – mas que são verdadeiros campeões em diversos sentidos. Um desses times é sem sombra de dúvidas o Club Atlético Independiente, cuja história você irá conferir neste artigo.
O Club Atlético Independiente, conhecido pela grande maioria apenas como Independiente, foi fundado no primeiro dia do ano de 1905 – ou seja, em 1º de janeiro. A fundação se deu no histórico bairro Monserrat, localizado em Avellaneda, em Buenos Aires – a capital da Argentina e palco de alguns dos maiores clubes do país.
A instituição Independiente havia sido criada em meados do ano anterior à sua fundação. O futebol, inclusive, não era o único esporte ali praticado. Haviam diversas atividades esportivas praticadas no âmbito da equipe de Monserrat, mas a que envolve a bola e 22 jogadores em campo certamente era a mais conhecida.
A equipe, inclusive, surge em um período em que o futebol na Argentina ainda era amador – porém separado em divisões. Foram necessários sete anos para que o Independiente ascendesse para a primeira divisão do futebol argentino. Lá, o clube permaneceu por mais de um século, em um feito verdadeiramente histórico.
Os primeiros anos do Club Atlético Independiente no futebol
A partir do momento em que ascende a primeira divisão do futebol da Argentina, o Independiente passa a ser cadeira cativa entre os clubes de elite. A equipe, inclusive, é considerada até os dias de hoje como uma das cinco maiores de todo o país – ao lado de outros gigantes como Boca Júniors e River Plate.
Não demorou muito, inclusive, para que o Independiente conquistasse os seus primeiros títulos. O primeiríssimo veio no ano de 1914, sendo nada mais nada menos do que uma Copa Argentina. Naquela década, inclusive, o clube voltaria a vencer a taça em mais duas oportunidades, se consolidando como uma verdadeira potência.
Aos poucos, o clube foi se adaptando e crescendo. Quando o futebol se profissionalizou na Argentina, na década de 1930, o Independiente já era considerado um clube de elite – afinal de contas, havia ingressado na primeira divisão há quase 20 anos e, desde então, nunca mais a deixou.
A cada década que passava, o Independiente ia conquistando títulos. Isso nas mais variadas esferas: estadual, nacional e internacional. Tudo isso contribuiu para que a imagem de uma equipe realmente gigantesca, uma das maiores de toda a Argentina, perdurasse por anos e anos – até os dias de hoje.
Todos os títulos do Club Atlético Independiente
O fato é que o Club Atlético Independiente não é considerado um dos cinco maiores clubes da Argentina à toa. Afinal de contas, ele acumula dezenas de títulos ao longo dos mais de 100 anos de história. Para ser mais exato, são 45 competições conquistadas ao todo – em todas as esferas possíveis para a uma equipe argentina.
O Club Atlético Independiente conta com nada mais nada menos do que 45 títulos nacionais conquistados. Ao todo, são 16 do Campeonato Argentina (sendo que dois foram ganhos ainda na época do futebol amador) e nove da Copa da Argentina (que também ultrapassou a chamada era amadora).
Em um período em que Argentina e Uruguai faziam campeonatos entre si, um continental, o Independiente também foi campeão. Estamos falando da Copa Aldao, que foi conquistada duas vezes pela equipe de Monserrat, nos anos de 1938 e 1939. Posteriormente, a competição acabou sendo extinta.
Em nível continental, o Independiente tem doze títulos acumulados. A equipe já foi campeã da Copa Libertadores da América em sete oportunidades (sendo que a mais recente foi em 1984, há quase 40 anos). Além disso, também venceu a Copa Sul-Americana duas vezes, a Supercopa Libertadores duas vezes e a Recopa Sul-Americana uma vez.
O clube também já venceu a extinta Copa Interamericana, que reunia vencedores da Libertadores e Concacaf, três vezes (todas na década de 1970). Em 2018, o clube venceu a Copa Suruga Bank, que uniu América Latina e Japão. Internacionalmente, o Independiente foi campeão da Copa Intercontinental, o equivalente ao Mundial de Clubes hoje em dia, também duas vezes.
Os maiores jogadores da história do Independiente
Como um clube centenário de expressão, é esperado que o Independiente tenha contado com grandes jogadores ao longo da sua história. Nenhum deles carrega o status de ídolo de forma tão contumaz, no entanto, quanto o argentino Ricardo Bochini – considerado por muitos, inclusive, como um dos maiores atletas a terem nascido na Argentina.
Bochini jogou literalmente a sua carreira inteira pelo Independiente. O jogador fez suas divisões de base no clube de Monserrat e, depois que se profissionalizou, nunca deixou a equipe. Atuou de 1972 a 1991 com o clube e venceu nada mais nada menos do que quatro Libertadores – sendo que duas delas foram vencidas contra equipes brasileiras (São Paulo, em 1974, e Grêmio, em 1984).
Outros nomes históricos também já vestiram a camisa do Independiente. Raimundo Orsi é um exemplo, figura carimbada e marcante dos primeiros anos de ouro do clube argentino. Kun Aguero, que fez história principalmente com a camisa do Manchester City, foi formado e lançado ao mundo pela equipe de Monserrat.
Burruchaga, que foi campeão da Copa do Mundo de 1986 com a Argentina, também teve uma passagem vitoriosa enquanto jogador pelo clube e, ainda melhor, enquanto treinador. Cambiasso, que eternizou o seu nome pela Inter de Milão, também atuou pelo Independiente e está marcado na história do time.
Ex-jogadores do Independiente conhecidos dos torcedores brasileiros
Como deu para perceber, nem todos grandes atletas que passaram pelo Independiente e lá fizeram história necessariamente ficaram apenas na Argentina. Alguns jogadores que atuaram pelo clube também chegaram a jogar no futebol brasileiro – vestindo a camisa de outros gigantescos do Brasil.
O Internacional de Porto Alegre, por exemplo, tem uma relação bastante íntima com dois jogadores que passaram pelo Independiente. O volante Guiñazu, que atuou de 2007 a 2012 no Colorado, posteriormente jogando também no Vasco, chegou a atuar pela equipe de Monserrat. O mesmo vale para Diego Forlán, uruguaio eleito o Melhor Jogador da Copa do Mundo de 2010.