Tetracampeã mundial de futebol, a Itália vive uma fase de baixa no cenário futebolístico. Apesar de ter conquistado a Eurocopa de 2021, a Azzurra ficou de fora das últimas duas edições de Copa do Mundo, e tenta se reinventar para voltar a brilhar entre as grandes seleções do planeta.
Além de mudanças no quadro técnico e profunda reformulação dos jogadores, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) começou o ano de 2023 anunciando o novo escudo da seleção nacional. Nesta segunda-feira, 2 de janeiro, por meio das redes sociais, a Azzurra apresentou o seu novo emblema oficial.
A logo foi criada pela agência Independent Idea e apresenta contornos azuis sobre o tricolor da bandeira italiana, enquanto o branco dá lugar aos detalhes dourados presentes nos escudos anteriores. Além disso, as quatro estrelas que representam os títulos mundiais estão em cima do escudo e também são brancas.
O vídeo de lançamento do novo escudo mostra vários momentos marcantes da seleção italiana ao longo das gerações. Tudo acompanhado ao som da música “Azzuri”, interpretada pela cantora Susanna Rigacci.
Adidas é a nova fornecedora de material esportivo da Itália, após 20 anos de Puma
O slogan “criado através das emoções” acompanha a nova logo, que é caracterizada pela Federação Italiana de Futebol com a frase “nova imagem e mesmas emoções”.
A mudança de emblema da Azzurra acontece depois de apenas seis anos e acompanha a entrada da empresa alemã Adidas como nova fornecedora esportiva. A Puma, patrocinadora anterior, permaneceu 20 anos ao lado da tetracampeã do mundo.
“Estamos prontos para o futuro. Com o novo escudo e uma identidade sonora, criada pela primeira vez na história, estamos entrando em uma nova dimensão, mas sempre com o desejo e o orgulho de gerar emoções extraordinárias em todos os torcedores. Essas mesmas emoções que ajudaram a criar o novo emblema que marcará as camisas, inovando uma gloriosa tradição”, disse o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.