A Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda nem começou e já tem, digamos, a primeira equipe eliminada. O Santana Esporte Clube, do Amapá, desistiu de disputar a principal competição do futebol de base brasileiro às vésperas do início do torneio. Agora, a Copinha será disputada por 17 equipes, mas sem mudar o formato. Em tom bastante crítico, a Federação Paulista de Futebol confirmou a desistência da equipe.
O Santana-AP estaria no grupo 3 da Copinha, sediado em São José do Rio Preto, e enfrentaria Rio Preto, Palmeiras e Juazeirense-BA. Com isso, os três clubes restantes na chave ganharão três pontos, já que os três jogos contra o Santana-AP serão declarados vitória por W.O.
A partida da segunda rodada, na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, contra o atual campeão Palmeiras, teria transmissão pelo canal SporTV, o que pode levar algum outro jogo do dia a ser remarcado para 19h30 (de Brasília).
Diretoria do Santana se explica por desistência da Copinha, mas Federação Paulista promete “sanções”
Em nota assinada pelo presidente Delson Fernandes do Nascimento, o Santana-AP anunciou a desistência da Copinha. “O Santana Esporte Clube vem informar que, por motivos alheios a nossa vontade, não iremos disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior 2023. Agradecemos a todos os colaboradores que fizeram um esforço conjunto para que esse projeto se realizasse”.
Já a Federação Paulista de Futebol adotou tom mais duro e afirmou que poderá aplicar as “sanções cabíveis” ao Santana-AP.
“A Federação Paulista de Futebol foi comunicada neste sábado (31) a respeito da desistência da participação do Santana do Amapá da disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr. 2023. Os jogos do clube previstos no Grupo 3 serão definidos em WO aos adversários. A FPF lamenta profundamente a falta de responsabilidade do clube, que prejudica a disputa da competição e, mais do que isso, deixa de lado sonhos de atletas e de seus torcedores de participarem da maior competição de base do mundo. O caso será encaminhado ao Comitê Disciplinar para que as sanções cabíveis sejam tomadas”.