Quem é o atleta do Corinthians que participou da posse do Presidente?

O dia 1º de janeiro de 2023 ficou marcado pela posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para seu terceiro mandato no cargo máximo do país. Muitos foram os fatos e falas que ficaram marcados durante a solenidade de posse presidencial. Mas dentre tantos acontecimentos, você sabia que um atleta do Corinthians participou disso tudo? E bem pertinho do presidente Lula.

Trata-se do pequeno Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de apenas 10 anos, que foi um dos representantes do povo brasileiro na entrega da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva. E o garoto é nadador do Corinthians e campeão paulista nos 50m costas – categoria mirim.

“Tremi quando subi a rampa. Foi muito emocionante participar desse momento ao lado do presidente Lula”, comentou o pequeno Francisco Carlos.

Em outubro, Francisco Carlos garantiu quatro medalhas na 2ª Etapa do Circuito Mirim Paulista, sendo dois ouros e duas pratas. Ele é morador de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, bairro da Arena Corinthians, a casa do Timão.

O grupo que subiu a rampa ao lado do presidente era formado por oito pessoas: Francisco Carlos do Nascimento e Silva: nadador do Corinthians e morador de Itaquera, periferia de São Paulo; Aline Sousa: catadora de materiais recicláveis; Raoni Mtuktire: Cacique e líder indígena; Weslley Viesba Rodrigues: metalúrgico do ABC; Murilo de Quadros Jesus: professor de português; Jucimara Fausto dos Santos: cozinheira que ficou dez meses na Vigília Lula Livre; Ivan Baron: influencer na luta anticapacitista; Flávio Pereira: artesão que ficou 580 dias na vigília Lula Livre.

Ligação entre o presidente Lula e o Corinthians é estreita

Lula e Corinthians também já tiveram e tem ligação até hoje. O novo presidente do Brasil sempre deixou muito claro que é torcedor do clube do Parque São Jorge. No dia do apossamento, a Gaviões da Fiel esteve presente e torcedores falaram um pouco sobre democracia.

“É o movimento da democracia. A torcida do Corinthians está envolvida com isso [defesa democrática] desde a sua fundação. Não é agora que a gente vai se omitir”, afirmou o corinthiano Ronaldo Duran, de 35 anos, em entrevista ao UOL Esporte.