Inegavelmente o árbitro Anderson Daronco é um dos mais populares do Brasil. Muito pela qualidade dele, considerado um dos melhores do país na função, e muito por conta também do seu porte físico avantajado, o que acaba chamando atenção e, de certa forma, intimidando alguns jogadores.
Todo final de ano é sempre a mesma coisa: listas de melhores do ano aparecem em todos os setores. Claro que o futebol também entra nessa “moda” e faz suas listas para fechar a temporada.
Ao mesmo tempo, Anderson Daronco foi eleito o melhor e o pior árbitro do Brasil
E numa pesquisa realizada pelo portal Uol, o árbitro Anderson Daronco foi eleito como o melhor e também o pior árbitro do Brasil na temporada 2022. É isso mesmo. O melhor e o pior ao mesmo tempo. As votações foram separadas, e Daronco ganhou ambas.
O gaúcho de 41 anos, que tem o escudo da Fifa, foi apontado por 27% dos jogadores como o melhor árbitro do Brasil. Mesma porcentagem o colocou como o pior no ano, que apitou 39 partidas, incluindo jogos importantes como duas semifinais da Copa do Brasil.
Os números o colocam como um dos árbitros que mais atuou no país e essa não é a primeira vez que ele aparece como destaque, já que foi escolhido pela CBF em 2015 como o melhor daquela temporada.
O pódio dos melhores fica completo com dois juízes que representaram o Brasil na Copa do Mundo do Catar: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio.
Wilton, inclusive, apitou um dos jogos mais esperados da fase eliminatória da Copa do Mundo, entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da competição entre seleções. Claus também aparece no pódio dos piores, com 13% dos votos Flávio Rodrigues de Souza completa o Top 3 da votação que citou dez árbitros.
A pesquisa foi feita pelo portal Uol, que pediu a resposta anônima de 26 jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro desta temporada, vencido pelo Palmeiras. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro e o resultado vem sendo divulgado nos últimos dias do ano de 2022.