Se tem uma contratação recente do Corinthians que deu certo, esta foi a do atacante Yuri Alberto. Tudo bem que ele não chegou brilhando no Timão, mas aos poucos foi ganhando seu espaço e terminou a temporada como um dos principais jogadores da equipe até então comandada pelo português Vitor Pereira, que não renovou com os paulistas e depois fechou com o Flamengo.
Corinthians tem negociação complexa para comprar Yuri Alberto em definitivo
Mas se o desempenho do jogador dentro de campo foi fácil de entender, a negociação pela compra do jogador junto ao Zenit, da Rússia, não é tão simples assim de entender. Para o negócio se concretizar e o empréstimo se tornar uma contratação definitiva – o que parece estar rumando para um desfecho positivo -, o Timão deve ceder o zagueiro Robert Renan e o meio-campista Du Queiroz ao Zenit, da Rússia.
O acordo foi costurado nos últimos dias, com a viagem a São Paulo de Alexander Medvedev, diretor geral do Zenit. A troca foi noticiada inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola. Yuri Alberto está emprestado ao Corinthians até o meio do ano e não gostaria de voltar à Rússia. A permanência do jogador é tratada como uma das prioridades do Timão para 2023. Ou seja, tudo caminha para um final feliz, a não ser que os russos decidam “melar” o negócio.
Na negociação para ter Yuri Alberto em junho, o Corinthians cedeu dois atletas por empréstimo: o goleiro Ivan e o meia-atacante Gustavo Mantuan. Ambos foram liberados com valor de compra já fixado: 4 milhões de euros por 80% de Ivan e 10 milhões de euros por 80% dos direitos de Mantuan – os valores correspondem a cerca de R$ 21,7 milhões e R$ 54,4 milhões na cotação atual.
É possível que Ivan retorne antes do fim do empréstimo para que seja vendido a outro clube brasileiro. Esses e outros detalhes da negociação serão definidos nos próximos dias entre Corinthians e Zenit.
Desde que chegou ao Corinthians, Yuri Alberto marcou 11 gols em 28 jogos disputados. Com o camisa 9 provavelmente como titular, o Timão estreia no Campeonato Paulista no dia 15 de janeiro, contra o Bragantino, fora de casa.