Você não imagina qual o time mais antigo de futebol do Brasil

Você sabia que o Sporte Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, é o time de futebol mais antigo do Brasil. E esse “título” rendeu muita polêmica, discordâncias e até mesmo disputa judicial. É que a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas, em São Paulo, sempre se anto-intitulou “o clube mais antigo do Brasil”.

Isso até o Esporte Clube Rio Grande decidir contestar isso na justiça. Pois bem. No último dia 3 de dezembro, a Justiça do Rio Grande do Sul considerou procedente a ação movida pelo Sport Club Rio Grande contra a Ponte Preta pelo uso do título de clube de futebol mais antigo do país.

A decisão, proferida pela juíza Aline Zambenedetti Borghetti, da 1ª vara Cível da Comarca de Rio Grande do Sul, determina que o clube de Campinas pague R$ 2 milhões em indenização aos gaúchos pelo uso indevido da marca.

Além disso, a Ponte foi obrigada a “retirar qualquer alusão ao título de ‘mais antigo do Brasil’ e quaisquer outras expressões com significado semelhante, tais como ‘mais antigo do país’, ‘primeiro clube do Brasil’, ‘primeiro clube do país’, de todos os seus meios de divulgação e material de marketing”.

O time de São Paulo também terá que fazer uma retração pública “em jornais de grande circulação e canais da internet, especialmente redes sociais, admitindo o erro em se auto intitular o time mais antigo do Brasil”. A Ponte Preta precisará explicar que o clube mais antigo do Brasil é o Sport Club Rio Grande.

A Ponte Preta confirmou confirmou que foi notificada sobre a decisão, mas não se pronunciou sobre o caso até o momento. A decisão cabe recurso. Já o presidente do Sport Club Rio Grande, em entrevista ao jornal GZH, comemorou a decisão da justiça: “Finalmente demos um basta nessa história”, afirmou Cláudio Diaz.

Entenda a polêmica entre as equipes pelo título de “mais antigo do Brasil”

O Sport Club Rio Grande e a Ponte Preta disputam há décadas o título de clube mais antigo do futebol. O clube gaúcho foi fundado em 19 de julho de 1900. Já o time de Campinas em 11 de agosto de 1900.

O Rio Grande alega que tem um documento da CBF que atesta a antiguidade do clube. O dia do futebol, em 19 de julho, seria uma homenagem ao time. Já a Ponte afirma que o Rio Grande teria fechado o departamento de futebol em algum momento, e por isso perdeu o título.