Com o término da Copa do Mundo Catar 2022 (vencida pela Argentina, nos pênaltis, sobre a França, neste domingo, 18 de dezembro), os últimos jogadores que ainda estavam defendendo suas seleções retornam aos seus clubes. Eliminado nas quartas de final para a Croácia, o Brasil voltou para casa mais cedo e alguns atletas terão mais tempo para descansar, enquanto outros já voltam ao batente de imediato.
Como a Copa do Mundo 2022 foi disputada num período diferente do habitual devido ao clima no Catar, país sede do Mundial, o calendário do futebol da Europa recomeça para os principais clubes a partir do próximo dia 26 de dezembro. Ou seja, alguns jogadores que atuaram na Copa do Mundo já se reapresentaram.
Dos 26 convocados do Brasil, por exemplo, 12 jogam em clubes da Premier League (Inglaterra), competição que recomeça no dia 26. O atacante Gabriel Jesus passou por cirurgia nesta semana e só deve voltar daqui a três meses. O resto, se não apresentar nenhuma lesão nas próximas semanas, deve estar em campo na 17ª rodada do Campeonato Inglês.
Veja quando os jogadores do Brasil voltam a jogar após a Copa do Mundo
São eles: (Arsenal) Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli; (Chelsea) Thiago Silva; (Liverpool) Alisson e Fabinho; (Manchester City) Ederson; (Manchester United) Antony, Casemiro e Fred; (Newcastle) Bruno Guimarães; (Tottenham) Richarlison; (West Ham) Lucas Paquetá.
A dupla do Paris Saint-Germain, o zagueiro Marquinhos e o atacante Neymar, retorna aos jogos do time no dia 28, quando o PSG enfrenta o Strasbourg, pela 16ª rodada do Campeonato Francês. Neymar aproveitou os dias de descanso pós folga para viajar ao Brasil.
São quatro os jogadores que retornam ao futebol espanhol: o zagueiro Éder Militão e os atacantes Rodrygo e Vini Jr, do Real Madrid, e o lateral-esquerdo Alex Telles, do Sevilla.
O trio do Real não deve ter problemas para estar em campo no dia 30, contra o Valladolid, pela 15ª rodada de LaLiga. Por outro lado, o Sevilla ainda não indicou quanto tempo mais Alex Telles precisará para se recuperar da lesão sofrida no joelho direito.
No mesmo dia 30, o Barcelona do atacante Raphinha enfrenta o Espanyol, no clássico da Catalunha, no Camp Nou.
Sete jogadores só voltarão a defender seus clubes no ano que vem. Esse é o caso do trio da Juventus, o zagueiro Bremer e os laterais Danilo e Alex Sandro. O primeiro compromisso pós Copa será no dia 4 de janeiro, contra o Cremonese, pela 16ª rodada Campeonato Italiano.
O lateral-direito Daniel Alves, que tem contrato com o Pumas até junho do ano que vem, deve estar disponível para o jogo contra Juaréz, na rodada de abertura do Clausura do Campeonato Mexicano.
Os três jogadores que defendem clubes brasileiros, o goleiro Weverton (Palmeiras), o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro (ambos do Flamengo), terão mais tempo de descanso. De acordo com o calendário da CBF para o ano que vem, os campeonatos estaduais só começam no dia 15 de janeiro de 2023.
E a Supercopa do Brasil, a ser disputada justamente por Palmeiras e Flamengo, será no dia 28 de janeiro. O local ainda não foi definido.