Quais são as regras básicas do futebol?

Com a Copa do Mundo do Qatar em andamento, o futebol virou o principal tema de debate entre as pessoas, envolvendo até mesmo aquelas que desconhecem algumas e até mesmo todas as regras básicas do jogo.

Dessa forma, hoje, vamos conferir e descobrir os motivos de o futebol ser um esporte muito além de 22 atletas correndo atrás de uma bola. Para o andamento do jogo é necessário que os participantes estejam atentos em algumas regras.

Vale lembrar que quem toma decisões sobre mudanças dessas regras é a International Football Association Board (IFAB), junto com a Federação Internacional de Futebol (FIFA). Sendo assim, confira o regulamento de uma partida de futebol:

As regras básicas do futebol

Impedimento

Essa talvez seja uma das regras mais complexas nesse esporte. O impedimento confunde muitas pessoas e muitos sequer sabem o que acontece para ele ser marcado. Para explicar direitinho temos que começar pelo básico.

O impedimento acontece quando um jogador está mais perto da linha de meta do seu oponente do que a bola ou o penúltimo jogador adversário. Qualquer parte do seu corpo (menos seus braços) que estiver a frente constituem uma infração de impedimento.

Apesar disso, “estar impedido”, como falam nas gírias do futebol, não é uma infração em si. Ela só acontece quando esse atleta participa da jogada, tocando na bola ou atrapalhando um outro jogador envolvido no lance.

Também vale lembrar que o lance impedimento não é marcado quando a bola vem de uma cobrança de lateral, de um tiro de meta ou de escanteio. Quando o jogador parte do seu próprio campo, mesmo que não haja ninguém a sua frente, também não é considerado impedimento.

Como uma sanção deste lance, o árbitro marca um tiro livre indireto, ou seja, são necessários dois toques na bola para que o jogo possa ter prosseguimento.

Faltas

Uma falta é todo o tipo de lance considerado “ilegal” no futebol. Dessa forma, é considerado tiro livre direto quando um jogador usar a força de forma excessiva, o que inclui: dar rasteiras, pontapés, saltar sobre o adversário, agarrar, trancar ou agredir. Também é uma infração quando a bola toca no braço ou na mão do atleta, salvo se este for o goleiro.

Quando uma falta acontece, o jogo recomeça de onde ela aconteceu, exceto se o jogador cometeu a infração dentro de sua área de defesa, e aí é marcado o pênalti.

Para impedir que o jogo saia do controle, o juiz pode apresentar cartão amarelo ou vermelho, dependendo de sua interpretação. Caso um jogador receba dois amarelos ou um vermelho direto ele é expulso da partida e não pode retornar em nenhum momento.

futebol
Zico, especialista em bater faltas

Os árbitros

Toda a partida profissional terá alguém que vai “mediar” o seu andamento. Este é chamado de “árbitro” ou “juiz”. Entretanto, ele não está sozinho e conta com dois assistentes (popularmente chamados de bandeirinha), que ajudam nos lances de impedimento e faltas. Também há o quarto árbitro, que fica na lateral do campo e anuncia as substituições e pode até substituir o juiz principal, caso este se lesione ou precise sair.

Recentemente, o futebol passou a contar com o auxílio do VAR (Video Assistant Referee) que é uma equipe posicionada em uma cabine com imagens da partida, similares as da TV. Esse time auxilia o juiz de campo em marcações difíceis ao olho nu humano e pode chamá-lo para verificar o vídeo caso não chegue a uma decisão.

Cartão Vermelho usado por Juízes
Cartão Vermelho usado por Juízes

Tempo, jogadores, bola e outras regras do futebol

O jogo ocorre em campos de diferentes dimensões e é dividido em dois tempos de 45 minutos cada. Como há substituições, faltas e outras paradas, o árbitro pode adicionar mais tempo, se achar necessário. Já o intervalo este os tempos é de 15 minutos e não pode durar mais que isso.

Como dito anteriormente, cada time possuí 11 jogadores (10 na linha e um goleiro) e pode realizar até cinco substituições (com no máximo três paradas). Vale lembrar que trocas feitas no intervalo não contam como paradas.

A decisão de quem vai dar início ao jogo também parte do árbitro, que faz o sorteio com uma moeda. Quem vencer esse sorteio escolhe o campo e quem perder saí com a bola. Já no segundo tempo, o time que escolheu o campo tem o direito de dar o pontapé inicial.

Por fim, o objetivo máximo é marcar um gol, ou seja, colocar a bola dentro do retângulo que mede 2,44m de altura e 7,32 de largura. Dessa forma é simples: quem marcar mais gols, ganha e fica com três pontos (ou classificação, caso o jogo seja eliminatório).

O duelo também pode terminar empatado, dando um ponto para cada equipe, ou levando a decisão para os pênaltis, caso seja na mesma situação citada acima.

Na questão da Copa do Mundo, após um empate, a partida irá para a prorrogação, que conta com dois tempos de 15 minutos cada. Se a igualdade persistir, a decisão ocorre nas penalidades.