Autor de um hat-trick na goleada de 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, o jovem Gonçalo Ramos caiu nas graças da torcida e entrou em evidência por ter deixado o astro Cristiano Ronaldo no banco de reservas.
Com apenas 21 anos, o atacante fez apenas o seu quarto jogo a frente da equipe lusitana, mas já demonstrou estar bem adaptado para vestir a camisa. Desde a sua estreia contra a Nigéria, em amistoso, até as oitavas do Mundial, o jogador tem média de um gol por jogo, com quatro bolas na rede.
Com os três tentos diante da Suíça, a joia do Benfica superou Cristiano e se tornou o segundo português mais jovem a marcar pela seleção em Copas. Ele também se tornou o atleta mais jovem a marcar um hat-trick pelo selecionado nacional.
Conhecido por ser um centroavante técnico, Gonçalo Ramos toma 14 gols em 21 partidas pelos Encarnados até aqui. Deste número, nove foram pelo Campeonato Português, onde se mantém em primeiro lugar na briga pela artilharia.
Devido as suas características, ganhou o apelido de “feiticeiro” e comemorava seus gols fazendo o gesto de uma bola de cristal imaginária. Posteriormente, passou a celebrar assoprando os dedos, como uma pistola, similar aos gestos do uruguaio Luis Suárez.
Por fim, o jogador tem contrato com o time português até junho de 2026. Seu valor de mercado, neste momento, é de 24 milhões de euros, mas com a boa atuação na Copa do Mundo, a tendência é que esse número alcance patamares maiores.