Matheus Fernandes está de volta ao Palmeiras para sua terceira passagem ao clube paulista, após passar a temporada 2022 emprestado ao Athletico-PR. Ex-jogador do Barcelona, o volante jamais conseguiu se firmar no Verdão e a tendência é de que seja negociado novamente pelo clube, de modo a aliviar as finanças, já que ele recebe um alto salário.
Em 2021 ele chegou a ser testado pelo técnico Abel Ferreira, mas acabou não se firmando e teve pouco espaço na equipe, sendo negociado na sequência. De acordo com o UOL Esporte, o salário do atleta gira em torno de R$ 450 mil por mês, fazendo com que um novo empréstimo seja fundamental, considerando que não será utilizado na equipe.
No Barcelona, Matheus Fernandes esteve em campo por apenas 17 minutos, na partida contra o Dinamo de Kiev, pela Champions League. No retorno ao Verdão, chegou sem custos, não havendo compensação financeira ao clube espanhol, apenas pagamento de luvas ao jogador.
Ao deixar o Barcelona, Matheus Fernandes, de volta ao Palmeiras, criticou o tratamento recebido na Espanha:
“Sempre tive o sonho de garoto de jogador no Barcelona, Quando cheguei lá, não me tratavam como atleta. Falei isso para o diretor, que não estavam me tratando como um jogador profissional do Barcelona. Independente se ganho muito, pouco, se foi feito isso ou aquilo, sou atleta do Barcelona. Não quero nada, se vou jogar ou não, quero ser tratado igual. Os caras tiveram apresentação, eu não tive. Foi marcado umas dez vezes e eu não tive. Olhando de fora pensava uma coisa e chegando lá me trataram diferente. Não sei se é com todos, mas comigo aconteceu muita coisa negativa. Tenho a cabeça tranquila, sei do meu potencial. Não é o clube que vai manchar minha carreira. Muitas coisas estão para acontecer. Amanhã posso estar jogando em outro clube lá fora ou virando ídolo do Palmeiras”
Matheus Fernandes