Engana-se quem pensa que a bola só está rolando na Copa do Mundo Catar 2022. Clubes, seleções e jogadores que não fazem parte do Mundial seguem suas preparações, com treinamentos e jogos. E nesta quarta-feira, 30 de novembro, um simples amistoso “chocou” o mundo.
A seleção do Vietnã surpreendeu e derrotou o poderoso Borussia Dortmund, da Alemanha, por 2 a 1, de virada. O jogo foi disputado em Hanói, capital do país asiático. O clube alemão faz um tour no local, em meio a Copa do Mundo do Catar, com jogadores que não foram convocados por suas seleções.
A equipe alemã abriu o placar no primeiro tempo, aos 13 minutos, com Donyell Malen. Mas o Vietnã deixou tudo igual aos 36 com Nguyên Tiên Linh e marcou o gol da virada e da vitória nos acréscimos do segundo tempo, após cobrança de pênalti de Van Quyet Nguyen.
Diversos jogadores do Borussia Dortmund desfalcaram a equipe, justamente por estarem disputando a Copa do Mundo Catar 2022 com suas respectivas seleções, como Jude Bellingham (Inglaterra), Niklas Süle, Julian Brandt (Alemanha) e Thorgan Hazard (Bélgica). Ainda assim, atletas experientes como Mats Hummels, Schulz e Emre Can estiveram em campo.
Borussia Dortmund aproveitou a Copa do Mundo para realizar turnê pela Ásia
Essa derrota para o Vietnã foi a única da turnê asiática do Borussia Dortmund que teve três partidas no total. Primeiro eles venceram o Lion City Sailors de Singapura por 7 x 2, e depois bateram o Johor Darul Ta’zim da Malásia por 4 x 1. Apesar da grande zebra em terras vietnamitas, os amistosos foram positivos de modo geral.
O Campeonato Alemão tem seu retorno agendado para janeiro, após a Copa do Mundo do Catar e a tradicional pausa de inverno. O Borussia Dortmund ocupa a sexta posição na tabela da Bundesliga, com 25 pontos conquistados.