Na vitória do Brasil por 2 a 0 contra a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo Catar 2022, podemos destacar três fatores importantes: a vitória, em si, na partida de abertura do Mundial; os dois gols (um deles um golaço) de Richarlison; e a torção no tornozelo direito de Neymar, que saiu de campo mancando após ter que ser substituído.
Dos três fatores citados acima, os dois primeiros são positivos e apenas o terceiro é negativo. No entanto, envolve justamente o craque Neymar, uma das maiores esperanças do Brasil na busca pelo hexa. Mas na entrevista coletiva após a partida de abertura, o técnico Tite tratou de tranquilizar os torcedores brasileiros e mostrou confiança de que o astro não ficar ficar de fora da Copa do Mundo.
“Pode ter certeza que o Neymar vai jogar a Copa, tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa”
Tite, sobre a lesão de Neymar
Técnico do Brasil também elogiou a entrega de Neymar mesmo após a lesão
Ainda durante a coletiva, Tite também fez um comentário sobre a lesão de Neymar, ao lado do médico da Seleção, Rodrigo Lasmar. Eles revelaram que o atacante permaneceu em campo mesmo após sentir o problema, o que pode indicar uma menor gravidade da contusão.
“Justamente em relação ao Neymar, quero fazer uma observação técnico e tático. Ele permaneceu, nos dois gols que fizemos, sentindo o tornozelo, porque a equipe precisava dele. Os dois lances, um que participou de forma decisiva, teve a capacidade de superação dele de dor esteve presente nos dois gols”
Essa vitória sobre a Sérvia, a primeira do Brasil na Copa do Mundo 2022, foi a 58ª da Seleção sob o comando de Tite desde que ele assumiu o cargo, em 2016, em 77 jogos.
Na outra edição do Mundial com o técnico, em 2018, a seleção brasileira empatou com a Suíça na primeira rodada, em 1 a 1, ganhou da Costa Rica na segunda por 2 a 0, e venceu a Sérvia por 2 a 0 — mesmo placar desta quinta-feira, 24 de novembro — na terceira e última partida da fase de grupos.