Cada vez mais adaptado ao futebol brasileiro e ao Brasil, o técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras, foi homenageado nesta quarta-feira, 23 de novembro, e recebeu a Medalha do Mérito Esportivo do Governo de São Paulo, em evento ocorrido na Sala Anchieta, no Palácio dos Bandeirantes.
“De forma muito particular, gostaria de dizer para os palmeirenses que sabem o quanto eu cuido da família Palmeiras, mas eu tenho alguém que cuida da família Ferreira, que é a minha esposa. Muito obrigado”
Em setembro, o treinador do Verdão recebeu o título de Cidadão Paulistano. A próxima honraria que Abel receberá será a Cruz da Referência Nacional, da Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, em dezembro.
O português também já foi condecorado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em Portugal, e recebeu o Quinas de Ouro, concedido pela Federação Portuguesa de Futebol, entre outras premiações individuais.
“Não há bom processo se não houver boas pessoas. Muita gente me pergunta sobre o segredo. É simples, o difícil é fazer de forma consistente. É o trabalho duro, os relacionamentos que temos dentro do clube e consistência nos momentos bons e maus. Perguntam também da filosofia de jogo. É muito mais que uma filosofia de jogo, é uma filosofia de vida. Fazer o certo nunca é errado”
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
No comando do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira segue para mais um ano no Verdão
Abel Ferreira é o treinador mais longevo do futebol brasileiro na atualidade. Ele está no comando do Verdão desde novembro de 2020 e soma seis títulos no período: Libertadores de 2020 e 2021, Copa do Brasil de 2020, Paulistão de 2022, Recopa Sul-Americana de 2022 e Campeonato Brasileiro de 2022.
O técnico Abel Ferreira e o elenco do Palmeiras estão de férias. A reapresentação está marcada para o dia 2 de janeiro, na Academia de Futebol, mas os atletas terão duas semanas de treinamento à distância, em dezembro, antes do início das atividades presenciais.