Até pouco tempo atrás, boa parte dos clubes brasileiros desprezava a Copa Sul-Americana, sobretudo os considerados “grandes”. A competição era vista como uma espécie de Série B da América do Sul, portanto, disputar o torneio era como ser “rebaixado” da Libertadores.
Mas com o passar do tempo a Copa Sul-Americana foi se valorizando, sua premiação foi engordando e o interesse das equipes aumentando. Obviamente a Libertadores ainda é o principal torneio da América do Sul, no entanto, disputar e vencer a “Sula”, como é carinhosamente conhecida, pode salvar a temporada de um clube – e com um título internacional.
Diante disso, é grande a expectativa para o sorteio da fase preliminar da Copa Libertadores e da fase de grupos da Sul-Americana. O evento foi marcado pela Conmebol para o próximo dia 21 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), em Assunção, no Paraguai.
Os sorteios vão definir os primeiros passos de oito clubes brasileiros que irão começar o ano de 2023 com o sonho de um título internacional: dois estão classificados para a chamada “pré-Libertadores”, enquanto outros seis disputarão diretamente a Sula.
O sorteio da Sul-Americana irá definir os integrantes das oito chaves da fase de grupos – seis equipes brasileiras estão garantidas. Quem ficar pelo caminho na Libertadores também tem a chance de disputar a Sula.
Veja quem disputa a Libertadores e quem joga a Sul-Americana
Já a Libertadores possui três rodadas de mata-mata antes de definir os grupos da fase principal do torneio, é a chamada “pré-Libertadores”. Os brasileiros entram apenas na segunda fase. Se avançarem, Atlético Mineiro e Fortaleza se juntam a Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo e Athletico-PR – os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro 2022, pela ordem de classificação – no sorteio das chaves da Libertadores.
O 7º e 8º colocados (Atlético Mineiro e Fortaleza) jogam a “pré-Libertadores. Enquanto do 9º ao 14º (São Paulo, América Mineiro, Botafogo, Santos, Goiás, Bragantino) coube a vaga à Sul-Americana.