Em busca de valorizar as categorias de base das equipes do futebol brasileiro, a CBF estuda criar a categoria sub-15 para a Copa do Brasil na próxima temporada.
Segundo informações do “ge”, a ideia ainda está em uma fase embrionária, mas as federações estaduais já estão cientes do interesse da entidade. Dessa forma, muitas passaram a adotar pressa para finalizar a disputa dos estaduais da categoria.
A competição deve seguir o mesmo formato das categorias sub-17 e sub-20 da Copa do Brasil. Sendo assim, 32 equipes devem entrar na primeira fase, sendo 27 campeões estaduais e mais cinco vices das federações melhores rankeadas na CBF, ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
O assunto já vinha sendo discutido nas reuniões entre a entidade e os presidentes das federações e voltou a ser pauta no congresso da Copa do Nordeste de 2023. Alguns dirigentes, inclusive, veem com otimismo a disputa já no ano que vem.
Alguns estaduais da categoria já foram definidos, dessa forma, já teriam eventuais participantes para serem indicados à CBF. Confira quais:
- Campeonato Paulista: Palmeiras e São Paulo
- Campeonato Carioca: Fluminense e Flamengo
- Campeonato Mineiro: Atlético-MG e Cruzeiro
- Campeonato Gaúcho: Internacional e Juventude
- Campeonato Paranaense: Athletico-PR e Coritiba
- Campeonato Paraibano: VF4
- Campeonato Baiano: Bahia
- Campeonato Capixaba: Doze FC
- Campeonato Catarinense: Avaí
- Campeonato Goiano: Goiás
Fonte: “ge”.
Por fim, ainda de acordo com a fonte, alguns campeonatos ainda estão em sua fase final. É o caso do Campeonato Pernambucano, que tem a final entre Retrô e Náutico. Na ida, a Fênix venceu por 2 a 1.
Já o Sergipano se encontra nas semis com Real Sergipe, Falcon, Carmópolis e Confiança. Por fim, no Matogrosso, ainda restam quatro equipes na disputa: Mixto, Cuiabá, Sorriso e Cacerense.