A história completa do Club Atlético San Lorenzo de Almagro

Poucos clubes na história do futebol puderam fazer a seguinte afirmação: eu sou o time do papa. Afinal de contas, ao longo das décadas do esporte foram poucos os líderes católicos que realmente demonstraram ter algum apreço pela prática. O Club Atlético San Lorenzo de Almagro, no entanto, pode estampar essa frase no seu estádio se quiser – graças ao Papa Francisco.

O Club Atlético San Lorenzo de Almagro, mais conhecido como San Lorenzo, é um clube de futebol argentino localizado em Buenos Aires, a capital da Argentina. A sua sede oficial é no bairro de Boedo que, na época de fundação do time, ficava em Almagro – e por isso a citação do nome da equipe. 

A fundação do San Lorenzo aconteceu no dia 1 de abril de 1908, no então bairro de Almagro. Como muitos dos grandes clubes de futebol da Argentina, a equipe de Buenos Aires também foi fundada por um grupo de jovens. Estes, foram incentivados por um padre salesiano – o que se torna ainda mais curioso quando se sabe que décadas mais tarde será o time da vida de um papa.

As cores escolhidas para representar o uniforme e o escudo do San Lorenzo foram o azul e o vermelho. E isso não foi de forma aleatória e nem nada do tipo. Na verdade, são cores que simbolizam nada mais nada menos do que o ideal e a luta, perspectivas que sempre marcaram a trajetória do clube. 

O início do San Lorenzo 

A história do Club Atlético San Lorenzo é marcada por muitos feitos incríveis. Ao longo das décadas, a equipe foi se tornando uma grande influência não apenas no futebol argentino como, também, internacional de uma maneira geral. No entanto, precisou batalhar muito para conseguir alcançar esse status e ser lembrado dessa forma até os dias de hoje.

O San Lorenzo foi fundado em uma época em que o futebol ainda era considerado amador na Argentina. No entanto, mesmo com esse “limitante”, já existiam várias divisões nacionais para disputa entre os clubes, em um modelo muito semelhante com o que vemos hoje em dia na própria competição.

San Lorenzo em 1968

O fato é que o clube demorou alguns anos para engrenar de vez, mas bastou menos de duas décadas para se destacar a nível nacional. Na década de 1920, o San Lorenzo se tornou uma das principais e mais vitoriosas equipes de futebol de toda a Argentina, empilhando títulos da Primeira Divisão.

A equipe começou de baixo, da terceira divisão argentina – sendo este, inclusive, o seu primeiro título. No entanto, entre 1923 e 1927, ganhou nada mais nada menos do que três títulos da Primeira Divisão do Campeonato Argentino. Bastou isso para que o clube alcançasse, em pouco tempo, um outro patamar no futebol nacional.

Feitos nem sempre lembrados do San Lorenzo 

Por mais que não esteja hoje em dia naquele circuito de clubes argentinos muito lembrados e reverenciados, como o Boca Juniors e River Plate, o San Lorenzo possui uma importância histórica para o futebol. Na verdade, ele foi pioneiro em diversos pontos, realizando feitos que nem sempre são devidamente lembrados.

A base do futebol europeu que conhecemos nos dias de hoje, caracterizada pela troca de bola constante entre jogadores que se movimentam e preenchem espaços no campo, foi popularizada pelo San Lorenzo – ao menos é o que dizem as lendas. Isso porque na década de 1940 o clube fez uma excursão para a Europa e, lá, simplesmente fez história.

Em 1947, o clube venceu a seleção da Espanha em Madri por nada mais nada menos do que 6 a 1. Contra Portugal, em Lisboa, a goleada foi ainda maior: 10 a 4. O San Lorenzo era dono de um futebol envolvente e marcado por trocas de passes, muito antes de Guardiola fazer isso no Barcelona, por exemplo.

Vale ressaltar ainda que o primeiro clube da Argentina a representar o país na Taça Libertadores da América não foi Boca Juniors, River Plate ou até mesmo Estudiantes. O San Lorenzo foi quem, no ano de 1960, representou o país dos hermanos na competição continental que fazia a sua estreia. Mais tarde, o time ainda viria a ser campeão.

Todos os títulos do San Lorenzo 

Em mais de 100 anos de história, o San Lorenzo acumulou 24 títulos em sua sala de troféus. Alguns foram conquistados ainda durante a era amadora do futebol da Argentina, outros já no período profissional, que teve início na década de 1930, com a consolidação definitiva do esporte no país.

O San Lorenzo possui nada mais nada menos do que 19 títulos nacionais. Ele ganhou a Primeira Divisão do Campeonato Argentino 15 vezes (sendo a primeira em 1923 e a última em 2023), além de ter vencido também Copa da Argentina, Supercopa da Argentina, Campeonato Argentino da Segunda Divisão e Campeonato Argentino da Terceira Divisão, todos uma única vez.

Na época em que Argentina e Uruguai faziam campeonatos entre si, com os seus principais clubes, o San Lorenzo também levantou alguns canecos. O clube foi vencedor da Copa del Rio de la Plata em 1923 e, quatro anos depois, em 1927, levou para casa o título da chamada Copa Aldao.

Continentalmente, o San Lorenzo possui três títulos em toda a sua história – e todos conquistados de forma relativamente recente. O clube venceu a Copa Mercosul no ano de 2001, a Copa Sul-Americana em 2002 e, doze anos mais tarde, em 2014, ganhou a primeira Taça Libertadores da América de sua história.

Os maiores ídolos do San Lorenzo 

Talvez o maior ídolo da história do San Lorenzo seja, justamente, o Papa Francisco. Brincadeiras a parte, se a análise partir de dentro de campo, dois atletas em específico acabam se destacando pelo trabalho que fizeram com a equipe argentina em dois períodos completamente diferentes.

Héctor Vieira Bambino é considerado, por muitos, como o maior ídolo da história do Club Atlético San Lorenzo. Ele atuou pelo San Lorenzo na década de 1960 e, nos anos 1980 e 1990, voltou a estar à frente do clube – mas como treinador. Curiosamente, ele também teve uma passagem pelo Corinthians em 1976 – mas extremamente apagada.

Romagnoli

Outro jogador que talvez esteja nesse nível de idolatria dentro do San Lorenzo é o meia ofensivo Leandro Romagnoli. Revelado pelo clube Argentino em 1999, permaneceu na equipe até 2005 e, em 2010, retornou para o clube – permanecendo até sua aposentadoria, em 2018. Com o time do Papa, venceu nada mais nada menos do que a Libertadores.

Jogadores conhecidos do futebol brasileiro que passaram pelo San Lorenzo 

Dois jogadores extremamente conhecidos pelos torcedores brasileiros já tiveram passagens pelo San Lorenzo. Estamos falando dos argentinos D’Alessandro e Montillo que, entre o fim da década de 2000 e início da de 2010, foram alguns dos melhores camisas 10 do futebol brasileiro – com grandes sobras.

D’Alessandro é considerado por muitos como um dos maiores ídolos da história do Internacional de Porto Alegre. Atuou pelo Colorado de 2008 a 2016, retornou em 2017, permanecendo até 2020, e se aposentou do clube em 2022. Foi primordial em grandes campanhas do clube, como a Libertadores de 2010.

Montillo

Diferente de D’Alessandro, que teve apenas uma breve passagem pelo San Lorenzo, Walter Montillo foi revelado pelo time do Papa, no início dos anos 2000. Em 2010 ele chegou ao Cruzeiro e fez parte de uma vitoriosa geração da Raposa. Antes de se aposentar, ainda chegou a passar por Santos e Botafogo, mas sem tanto sucesso.