Após bater na trave e não conseguir o acesso de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport agiu rápido e já definiu quem será o treinador da equipe em 2023: Enderson Moreira. O acerto foi concluído nesta quinta-feira, 17 de novembro, e o treinador foi anunciado oficialmente pelo clube nesta sexta-feira, 18. A informação foi divulgada inicialmente pelo repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal.
Considerado um dos grandes responsáveis pela arrancada ao título da Série B pelo Botafogo, em 2021, é tratado no meio do futebol como um especialista na segundona, tendo no currículo outros acessos defendendo outras equipes do futebol brasileiro.
O vínculo de Enderson Moreira com o clube pernambucano vale até o final da Série B do ano que vem, grande objetivo do Sport na próxima temporada. Esse também era o objetivo em 2022, não alcançado pela equipe. Esse foi um dos motivos que culminou na demissão do então treinador, Claudinei Oliveira.
Recentemente, o empresário do treinador, Francis Melo, havia despistado sobre a contratação do técnico, mas disse se tratar de um “desejo antigo” do comandante dirigir o Sport. Na ocasião, ainda foi além: “se ele fechar, pode ter certeza que o acesso à Série A virá”.
O histórico de Enderson Moreira, novo técnico do Sport
Com 51 anos e experiências recentes por clubes do Nordeste, como o Bahia, onde estava até a reta final da Série B deste ano, Enderson Moreira conquistou três brasileiros da Segunda Divisão. Em 145 jogos disputados na Série B do Campeonato Brasileiro, ganhou 77, empatou 38 e perdeu 30. Um desempenho de 62% de aproveitamento, digno de ser considerado um especialista em acessos.
Além do Tricolor de Aço, comandou o Botafogo – garantindo o acesso, inclusive, à Série A do Brasileiro -, Fortaleza, Goiás, Cruzeiro, Ceará, América-MG e Fluminense.