Depois da divulgação dos 26 convocados pelo técnico Tite para a disputa da Copa do Mundo Catar 2022, imprensa e torcedores começam a destrinchar a carreira dos nomes escolhidos para defender a seleção brasileira. Há vários fatos, dados e curiosidades interessantes entre os convocados, mas você saberia dizer quem foi o primeiro técnico a dar uma chance com a amarelinha aos 26 convocados para o Mundial do Catar?
Em primeiro lugar, chama a atenção que a seleção brasileira teve uma renovação de praticamente metade dos jogadores, em relação aos atletas que foram convocados pelo mesmo Tite para a disputa da Copa do Mundo Rússia 2018. Ao todo, 12 dos 26 jogadores foram convocados pela primeira vez após o último Mundial.
E apesar do pouco tempo vestindo a camisa canarinho, alguns deles já se tornaram peças fundamentais do esquema tático de Tite. São eles: Eder Militão, Bremer, Alex Telles, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Antony, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli.
A outra metade da atual seleção brasileira foi convocada pela primeira vez por Dunga e Mano Menezes
Weverton, Ederson e Gabriel Jesus também foram convocados pela primeira vez por Tite, no entanto, antes da Copa do Mundo da Rússia. Outros cinco jogadores iniciaram suas jornadas com a seleção brasileira após chamados do técnico Dunga pós-Copa de 2014: Alisson, Marquinhos, Everton Ribeiro, Fabinho e Fred.
No pós-Copa de 2010, o técnico Mano Menezes convocou pela primeira vez quatro jogadores da atual seleção: Alex Sandro, Casemiro, Danilo e Neymar. Dunga também foi o responsável pela primeiro convocação dos dois atletas mais antigos da atual equipe: Thiago Silva e Daniel Alves, ambos após o Mundial de 2006.
Aos 39 anos, Daniel Alves é, portanto, o jogador que há mais tempo veste a camisa da seleção brasileira. Ele foi convocado pela primeira vez em setembro de 2006 e faz parte do grupo canarinho há 16 anos e tem 125 jogos disputados. Já o mais “inexperiente” do Brasil é o zagueiro Bremer, de 25 anos. Ele foi convocado pela primeira vez em setembro passado, há dois meses, tendo disputado apenas uma partida pela seleção brasileira antes de ser chamado para a Copa do Mundo.