Hoje na segunda divisão estadual e sem competições nacionais, o São Caetano já esteve em patamares bem maiores. Há 20 anos atrás, o clube do ABC Paulista disputava a final da Copa Libertadores da América.
No dia 30 de julho de 2022, após vencer a ida fora de casa por 1 a 0, o Azulão entrava em campo para a partida de volta da decisão da competição continental, diante do Olímpia, do Paraguai. O clima era de expectativa e otimismo, mas o final foi infeliz.
A equipe comandada por Jair Picerni até saiu na frente aos 31 minutos do primeiro, com gol do centroavante Aílton. Mesmo com uma mão na taça, o Azulão cedeu a virada aos paraguaios. Com gols de Gastón Córdoba, aos quatro, e Richard Báez aos 14, da segunda etapa, a decisão acabou indo para as penalidades. Quem se deu melhor na marca da cal foi o Olímpia, que venceu por 4 a 2.
Confira os lances da partida abaixo.
Ao total, o São Caetano utilizou 14 jogadores naquela decisão. Dentre eles, o zagueiro Serginho, que faleceu dois anos após, após ter mal súbito um durante um jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Os demais atletas e o técnico Jair Picerni se aposentaram.
As escalações
São Caetano: Silvio Luiz; Russo; Dininho; Daniel e Rubens Cardoso; Marcos Senna, Adãozinho, Aílton (Wagner), e Anaílson (Marlon); Robert (Serginho) e Somália.
Olímpia: Tavarelli; Isasi (Virginio Cáceres), Cáceres, Henrique e Zelaya; Julio Enciso, Gastón Cordoba (Hernán López), Juan Carlos Franco, Sergio Órteman; Richard Báez (Mauro Caballero) e Miguel Benítez.