Descubra quem é o jogador mais jovem na história da Copa do Mundo

Disputar uma Copa do Mundo é o sonho para qualquer jogador de futebol. Alguns conseguem esse sonho já em idade avançada enquanto outros chegam à disputa da competição mais cedo do que o esperado.

É o caso de Norman Whiteside, que participou da edição de 1982, na Espanha, pela seleção da Irlanda do Norte. O meia-atacante tinha apenas 17 anos e 42 dias quando entrou no empate sem gols diante da Iugoslávia, pela fase de grupos.

Por outro lado, o Brasil, além de ser o maior campeão da Copa do Mundo, com cinco conquistas, também possuí o jogador mais novo a conquistar uma edição.

Com 17 anos e oito meses, Pelé, o rei do futebol, vencia o torneio em 1958, na Suécia. O ídolo também é o mais novo a balançar as redes na história da Copa e a marcar em um final.

Por fim, Edu, ponta que também atuou pelo Santos é o jogador mais novo a ser convocado para uma Copa do Mundo. Ele integrou o grupo da seleção brasileira em 1966, na Inglaterra, e tinha apenas 16 anos e 11 meses. O atleta, no entanto, não disputou nenhuma partida.

Copa do Mundo começa no dia 20

No dia 20 de novembro, às 13h (de Brasília), no Al Bayt Stadium, Qatar e Equador fazem o duelo de abertura, válido pelo grupo A da competição.

Já o Brasil começa sua caminhada no dia 24, às 16h, diante da Sérvia, no Estádio de Lusail, que também será palco da grande final, no dia 18 de dezembro.