Como seria se a Copa do Mundo fosse disputada pelo PIB dos países?

Imagine se o Produto Interno Bruto (PIB) dos países fosse o principal fator para definir o vencedor da Copa do Mundo de Futebol. As principais seleções mundiais como Brasil, Argentina, França, entre outras sequer passariam perto de conquistar a taça.

Em um estudo feito pela empresa “XP Investimentos” e publicado pelo jornal “Folha de Pernambuco”. O principal critério para definir quem avança para as oitavas de final foi o crescimento do PIB entre 2019 e 2022.

Para o último ano, o levantamento seguiu as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que pode causar “zebras” na competição.

Quem seria o campeão da Copa do Mundo de acordo com o PIB?

Algumas potencias no futebol como Inglaterra, Brasil, França, Uruguai, Espanha e Argentina sequer passariam da fase de grupos. Somente a Alemanha, campeã em quatro oportunidades, avançaria como segunda no grupo E.

As semifinais, no entanto, são surpreendentes. De um lado, estariam Senegal e Sérvia, do outro Austrália e Gana. E os africanos levam a melhor, garantindo uma final inédita.

Segundo o levamento, a grande campeã da Copa do Mundo de 2022 pelo PIB seria a seleção de Senegal. Apesar disso, nos gramados, é bem improvável que a equipe de Sadio Mané e cia chegue as fases mais avançadas do torneio.

Qatar e Equador se enfrentam no dia 20 de novembro, às 13h (de Brasília), no jogo de abertura da Copa do Mundo, válido pelo grupo A. Já o Brasil estreia no dia 24, diante da Sérvia, no Estádio de Lusail.