Foi no sofrimento, mas o Vasco conquistou o tão sonhado retorno à Série A do Campeonato Brasileiro após vencer o Ituano por 1 a 0 no último domingo (6), no Novelli Júnior, no interior de São Paulo.
Com o gol solitário de Nenê, de pênalti, logo aos seis minutos da primeira etapa, o Cruzmaltino chegou aos 62 pontos e terminou a competição na quarta colocação. Ao total, foram 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, com 48 gols marcados e 36 sofridos. Um aproveitamento de 54,3%.
O clube carioca contratou um total de 26 jogadores na atual temporada e teve nada mais, nada menos que quatro treinadores, sendo um interino. Em um todo, 42 atletas foram utilizados nas 38 rodadas da Série B.
O zagueiro Anderson Conceição, o lateral Edimar e o atacante Figueiredo foram os que mais atuaram, com 36 participações, contando titular e saídas do banco de reservas.
Apesar de ter oscilado praticamente a competição inteira, alguns jogadores se destacaram. É o exemplo de Raniel, que foi o artilheiro da equipe com 10 gols. Andrey Santos com oito e Nenê com sete fecham o pódio.
O veterano Nenê, inclusive, também foi o maior garçom do time, com sete assistências. Figueiredo com quatro, foi o segundo maior assistente.
Por outro lado, na defesa, Yuri Lara é quem mais desarmou: 109 vezes. Andrey (88) e Figueiredo (58), fecham a lista.
Vasco conquista o acesso, mas deve se reconstruir
O retorno veio com um sentimento de alívio. Mesmo assim, o Gigante da Colina vai precisar ser criativo e saber investir bem o dinheiro da 777 Partners para evitar uma nova queda. A tendência é que a sócia majoritária da SAF do Vasco aumente os incrementos financeiros devido ao acesso.