A noite deste domingo, 6 de novembro, era de festa para o Cruzeiro com a entrega da taça e das faixas aos campeões brasileiros da Série B 2022 no Mineirão, em Belo Horizonte. Mas para o torcedor cruzeirense a equipe ainda tinha um objetivo importante a cumprir na temporada: rebaixar o rival CSA à Série C do Brasileirão.
Para isso, um empate bastava. Com 42 pontos conquistados, o CSA só conseguiria ultrapassar o décimo sexto colocado na tabela caso vencesse a equipe celeste no Mineirão. O time alagoano chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas o Cruzeiro conseguiu a virada, completou a festa nas arquibancadas, rebaixou o rival e ainda coroou o volante Rômulo como herói da equipe, justamente na última partida dele com a camisa do Cruzeiro.
Depois do apito final, Rômulo admitiu que os torcedores cruzeirenses deram um empurrãozinho a mais para que o Cruzeiro fechasse a temporada com vitória, celebrando a conquista com mais um triunfo e, de quebra, rebaixando o rival.
“A gente queria o acesso, veio o título. Quando a gente viu que o último jogo era contra o CSA, que estava lutando contra o rebaixamento, as nossas redes sociais foram bombardeadas de mensagens para que isso acontecesse. Claro que a gente sabe a dor dos jogadores nesse momento. Em respeito, não fiz nenhuma zombaria na hora do gol, pelos companheiros do CSA que estão sofrendo. Mas a vida dá voltas, por isso que temos que ter humildade, sabendo que a zombaria pode voltar contra a gente amanhã. Por isso, o respeito é sempre bem-vindo”
Romulo, volante do Cruzeiro
Rômulo fez o último jogo pelo Cruzeiro em sua segunda passagem pelo clube. Antes da partida, pelas redes socais, o atleta deixou uma carta de despedida aos torcedores. Havia uma pequena possibilidade de Rômulo seguir no clube, mas com uma função interna, já que ele possui a licença B da Uefa. No entanto, não é desejo do volante deixar os gramados agora. Por isso, ele seguirá em busca de um novo time para a próxima temporada.
Entenda a “treta” envolvendo Cruzeiro e CSA
A polêmica e a rivalidade que envolvem Cruzeiro e CSA na verda tem como pivô o meia Thiago Neves, hoje aposentado do futebol. No Brasileirão de 2019, as equipes haviam se enfrentaram no segundo turno da competição com vitória dos alagoanos por 1 a 0. Principal referência ofensiva daquele elenco, o meia Thiago Neves ainda perdeu um pênalti na partida.
Após o duelo, veio a polêmica: foi vazado um áudio de Thiago cobrando salários atrasados do gestor de futebol Zezé Perrella. O jogador via vitória sobre o CSA como obrigação.
“Fala Zezé, bom dia, cara. Deixa eu te falar uma coisa. Eu estou pensando aqui, sei que está difícil para vocês aí arrumarem recursos, sei que está correndo atrás, mas estou falando por mim, não falei com ninguém tá, do time. Vê se você não consegue pelo menos pagar esses outros 60% antes do jogo de quinta-feira, que aí não precisa nem ter bicho, entendeu, para ganhar jogo”
Thiago Neves