O Santos viajou a convite da Nigéria para uma visita ao país. O time paulista chegou à cidade de Lagos na última segunda-feira (31), acompanhado de dois ídolos: Edu e Manoel Maria. A informação é da Gazeta Esportiva.
O convite aconteceu após o clube divulgar o terceiro uniforme, no dia 27 de setembro, durante um evento, que faz parte do projeto “Santos no Mundo”, que tem como objetivo expandir a marca internacionalmente. Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, esteve presente no evento.
A delegação ainda vai visitar a cidade de Ile-Ifé e Benim. Nesta última, será realizada uma partida em que as equipes vão vestir os uniformes 1 e 3 do Peixe. O local é onde o Santos parou uma guerra.
O episódio ocorreu em 1969, quando o governo nigeriano convidou a equipe paulista para um amistoso diante da seleção do Centro-Oeste do país africano em uma zona de conflito.
Com gols de Edu e Toninho Guerreiro, o Peixe venceu por 2 a 1, mas o resultado foi o menos importante já que os nigerianos pararam os confrontos armados para assistir à partida, que teve a presença de Pelé, rei do futebol.
Saiba mais sobre o terceiro uniforme do Santos
O fardamento remete a cultura nigeriana e africana e traz grafismos com base nelas. Na gola, a frase “Juntos Pela Paz, Juntos Pelo Futebol Alegre”, faz menção ao dia que o time paulista parou a guerra no país africano.
Nas costas há mais uma alusão ao dia histórico com as frases “Nigéria 1969” e “O Dia em que a Guerra Parou”.