Ao que tudo indica, a angústia de torcedores do Vasco da Gama e do Sport deve durar até depois do término das 38 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Isso porque foi adiado o julgamento do Sport por conta da invasão do gramado da Ilha do Retiro, no jogo contra o Vasco. A decisão da auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen, saiu nesta quarta-feira, 2 de novembro. Inicialmente, a sessão estava marcada para esta quinta-feira, 3 de novembro.
“Retiro o presente processo da pauta do dia 03 de novembro de 2022, adiando o seu julgamento para a imediata próxima sessão a ser realizada por esta 4ª Comissão Disciplinar, com comparecimento desta relatora”, diz o texto.
Na terça-feira, 1º de novembro, o procurador do STJD, Ronaldo Piacente, pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O clube carioca pode ser multado e o atleta suspenso por até seis jogos.
As denúncias foram acatadas pela auditora relatora, e o Vasco, que antes era terceiro interessado no processo, agora também será julgado pelo STJD. A inclusão de denúncia contra o clube e o adiamento incomodaram internamente. Dirigentes vascaínos se disseram perplexos com a decisão.
O Sport também já havia solicitado o adiamento do julgamento e o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, comemorou a decisão:
“O julgamento acontecendo nesta quinta-feira iria interferir diretamente na última rodada do campeonato. E essa perda de ponto é um absurdo. Até porque quem foi prejudicado foi o Sport, que estava com um jogador a mais e queria jogar. O empate, naquela ocasião, beneficiava o Vasco”
Justiça pode definir quem ficará com a quarta vaga à Série A do Brasileirão
E o julgamento ganhou ares de final de campeonato devido a situação das equipes diretamente envolvidas na confusão na tabela. O Sport ainda alimenta chances remotas de classificação entre os quatro primeiros para voltar à Série A do Brasileirão em 2023.
Restando apenas uma rodada para o término do campeonato, a equipe pernambucana ocupa a sexta colocação na tabela e precisa vencer o Vila Nova fora de casa, além de torcer por derrotas de Bahia ou Vasco e pelo menos um empate do Ituano.
Já o Vasco, diretamente envolvido na confusão na Ilha do Retiro, ocupa atualmente a quarta colocação na tabela e enfrenta na última rodada, fora de casa, justamente o Ituano, quinto colocado, com dois pontos a menos. Portanto, para o Vasco garantir o retorno à elite do futebol brasileiro basta um empate. Em caso de vitória do Ituano, a equipe paulista fica com a vaga e os cariocas amargam mais um ano na segunda divisão.