No último domingo (30), Club Atlético Patronato entrou para a história do futebol argentino. Após bater o Talleres na decisão da Copa da Argentina, o clube da cidade de Paraná conquistou o primeiro título importante na sua história e disputará pela primeira vez a Copa Libertadores. A façanha do Patronato se tornou maior, visto que a equipe foi rebaixada no Campeonato Nacional do país.
Fundado em 1914, o Rojinegro, como é conhecido, só havia conquistado os torneios da terceira e quarta divisão argentina. Durante a partida, de decisão única, o time garantiu o título por 1×0, com gol marcado por Tiago Banega, aos 33 minutos do segundo tempo, no estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.
O Patronato já havia feito história em sua campanha, ao eliminar os favoritos River Plate nas quartas de final e o Boca Juniors na semifinal. Contudo mesmo rebaixado no Campeonato Argentino, o Patronato ainda vai disputar a Libertadores do próximo ano. O time também vai enfrentar o Boca Juniors na Supercopa Argentina, que será realizada em Abu Dhabi.
Patronato se junta a mais 31 classificados para a Libertadores 2023
Ao conquistar a Copa Argentina, o Patronato se classificou diretamente para a próxima edição do maior torneio continental. Além da equipe, já existem outros 31 times confirmados.
Confira a lista completa:
Argentina: Boca Juniors, Racing, River Plate, Argentinos Juniors, Huracán e Patronato;
Bolívia: Bolívar;
Brasil: Flamengo, Palmeiras e Internacional;
Chile: Colo-Colo;
Colômbia: Atlético Nacional;
Equador: Independiente del Valle, Barcelona, Aucas e Universidad Católica-EQU;
Paraguai: Libertad, Cerro Porteño, Olímpia e Nacional-PAR;
Peru: Melgar, Sporting Cristal, Alianza Lima e Sport Huancayo;
Uruguai: Nacional-URU, Liverpool, Deportivo Maldonado e Boston River;
Venezuela: Metropolitanos, Monagas, Carabobo e Zamora.